Aula sobre Dna

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


O DNA é uma molécula fundamental para a vida, pois contém as informações genéticas de um organismo. É ele quem determina as características físicas e biológicas de cada ser vivo. Nesta aula, vamos explorar a estrutura e a função do DNA, bem como entender como as informações genéticas são transmitidas de geração em geração.

  1. Etapa 1 - Problematização

    Apresente uma situação-problema relacionada ao DNA, por exemplo: "Um casal deseja ter filhos, mas eles têm histórico familiar de uma doença genética. Como eles podem saber se os filhos terão a doença?".

  2. Etapa 2 - Formulação de hipóteses

    Os alunos devem formular hipóteses para solucionar o problema apresentado na etapa anterior. Ajude-os a pensar em possíveis soluções.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os alunos devem pesquisar sobre a estrutura e a função do DNA, bem como sobre as doenças genéticas e como elas são transmitidas.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos devem discutir em grupo as informações pesquisadas e apresentar possíveis soluções para o problema apresentado na etapa 1.

  5. Etapa 5 - Criação do template do Diário de Bordo

    Os alunos devem criar um template do Diário de bordo, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação para o estudante sobre a atividade.

  6. Etapa 6 - Apresentação das soluções

    Os grupos devem apresentar suas soluções para o problema apresentado na etapa 1 e justificar suas hipóteses com base nas informações pesquisadas.

  7. Etapa 7 - Avaliação e reflexão

    Os alunos devem preencher o template do Diário de bordo, avaliando a atividade e refletindo sobre o que aprenderam.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de associar os gametas à transmissão das características hereditárias;
  • Estimular a pesquisa e a discussão em grupo;
  • Desenvolver a capacidade de criar soluções para problemas complexos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo;
  • Qualidade das hipóteses formuladas;
  • Qualidade das soluções apresentadas;
  • Coerência das justificativas apresentadas;
  • Reflexão sobre o aprendizado.

Ações do professor

  • Apresentar a situação-problema e orientar os alunos na formulação de hipóteses;
  • Estimular a pesquisa e a discussão em grupo;
  • Orientar os alunos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs;
  • Avaliar a participação e o desempenho dos alunos;
  • Estimular a reflexão sobre o aprendizado.

Ações do aluno

  • Formular hipóteses para solucionar o problema apresentado;
  • Pesquisar sobre a estrutura e a função do DNA, bem como sobre as doenças genéticas e como elas são transmitidas;
  • Discutir em grupo as informações pesquisadas;
  • Criar o template de Dinâmica dos 3 Qs;
  • Apresentar soluções para o problema apresentado e justificar suas hipóteses com base nas informações pesquisadas;