Aula sobre Dna
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas
Por que usar essa metodologia?
- Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
- Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.
O DNA é uma molécula fundamental para a vida, pois contém as informações genéticas de um organismo. É ele quem determina as características físicas e biológicas de cada ser vivo. Nesta aula, vamos explorar a estrutura e a função do DNA, bem como entender como as informações genéticas são transmitidas de geração em geração.
Etapa 1 - Problematização
Apresente uma situação-problema relacionada ao DNA, por exemplo: "Um casal deseja ter filhos, mas eles têm histórico familiar de uma doença genética. Como eles podem saber se os filhos terão a doença?".Etapa 2 - Formulação de hipóteses
Os alunos devem formular hipóteses para solucionar o problema apresentado na etapa anterior. Ajude-os a pensar em possíveis soluções.Etapa 3 - Pesquisa
Os alunos devem pesquisar sobre a estrutura e a função do DNA, bem como sobre as doenças genéticas e como elas são transmitidas.Etapa 4 - Discussão em grupo
Os alunos devem discutir em grupo as informações pesquisadas e apresentar possíveis soluções para o problema apresentado na etapa 1.Etapa 5 - Criação do template do Diário de Bordo
Os alunos devem criar um template do Diário de bordo, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação para o estudante sobre a atividade.Etapa 6 - Apresentação das soluções
Os grupos devem apresentar suas soluções para o problema apresentado na etapa 1 e justificar suas hipóteses com base nas informações pesquisadas.Etapa 7 - Avaliação e reflexão
Os alunos devem preencher o template do Diário de bordo, avaliando a atividade e refletindo sobre o que aprenderam.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de associar os gametas à transmissão das características hereditárias;
- Estimular a pesquisa e a discussão em grupo;
- Desenvolver a capacidade de criar soluções para problemas complexos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na discussão em grupo;
- Qualidade das hipóteses formuladas;
- Qualidade das soluções apresentadas;
- Coerência das justificativas apresentadas;
- Reflexão sobre o aprendizado.
Ações do professor
- Apresentar a situação-problema e orientar os alunos na formulação de hipóteses;
- Estimular a pesquisa e a discussão em grupo;
- Orientar os alunos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs;
- Avaliar a participação e o desempenho dos alunos;
- Estimular a reflexão sobre o aprendizado.
Ações do aluno
- Formular hipóteses para solucionar o problema apresentado;
- Pesquisar sobre a estrutura e a função do DNA, bem como sobre as doenças genéticas e como elas são transmitidas;
- Discutir em grupo as informações pesquisadas;
- Criar o template de Dinâmica dos 3 Qs;
- Apresentar soluções para o problema apresentado e justificar suas hipóteses com base nas informações pesquisadas;