Aula sobre Dna
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
Inicie a aula contextualizando o tema, explicando a importância do DNA e sua relação com a hereditariedade.
Etapa 1 - Formação dos grupos
Os alunos serão divididos em grupos de no máximo quatro integrantes.Etapa 2 - Pesquisa e discussão em grupo
Os grupos terão 20 minutos para pesquisar e discutir sobre o tema, criando argumentos para defender suas ideias.Etapa 3 - Criação do template de avaliação por pares
Explique como funciona o template de avaliação por pares e os critérios que devem ser avaliados.Etapa 4 - Apresentação dos argumentos
Cada grupo terá 5 minutos para apresentar seus argumentos para o grupo e receber feedbacks construtivos.Etapa 5 - Avaliação por pares
Os grupos avaliarão o desempenho dos outros grupos utilizando o template de avaliação por pares.Etapa 6 - Discussão e conclusão
Encerre a aula com uma discussão sobre os resultados da atividade e suas conclusões finais.Exemplos práticos:
\- Utilizar materiais analógicos como cartolinas, canetas e lápis para criar diagramas e esquemas que expliquem o funcionamento do DNA.
\- Utilizar jogos de tabuleiro que simulem a transmissão das características hereditárias.
\- Utilizar a técnica de desenho cego para que os alunos possam visualizar a estrutura do DNA e compreender como ocorre a transmissão das características hereditárias.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em relacionar a transmissão das características hereditárias com os gametas.
- Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos.
- Promover o desenvolvimento da capacidade de avaliação e feedback construtivo.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo.
- Construção dos argumentos.
- Apresentação e comunicação.
- Desempenho geral.
Ações do professor
- Contextualizar o tema, explicando a importância do DNA e sua relação com a hereditariedade.
- Incentivar a criação de grupos, com no máximo quatro alunos, para a realização da atividade.
- Explicar o funcionamento do template de avaliação por pares e como preencher os critérios.
- Estimular a participação ativa dos alunos na discussão e criação dos argumentos.
- Fornecer feedbacks construtivos durante a apresentação dos grupos.
Ações do aluno
- Criar grupos de trabalho.
- Pesquisar e discutir sobre o tema.
- Criar argumentos para defender suas ideias.
- Apresentar seus argumentos para o grupo e receber feedbacks construtivos.
- Avaliar o desempenho dos outros grupos utilizando o template de avaliação por pares.