Aula sobre Dna
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
Nesta aula, abordaremos o tema "DNA". Compreender o DNA é essencial para entender como as características são transmitidas de geração em geração. O professor contextualiza o tema e destaca sua importância para a vida. Exemplos práticos do uso do DNA no cotidiano, como programas de TV sobre ancestralidade e investigações criminais, serão apresentados. Utilizaremos o Ensino Híbrido, combinando atividades presenciais e online. Os alunos explorarão recursos digitais e participarão de atividades práticas em sala de aula para fortalecer seu entendimento do tema.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema de forma contextualizada, mostrando a importância do DNA na compreensão da hereditariedade. Os alunos fazem uma atividade de brainstorming, listando todas as informações que já sabem sobre o assunto.Etapa 2 - Estrutura do DNA
Apresente a estrutura do DNA e sua função. Os alunos fazem uma atividade de construção de modelos de DNA, usando materiais analógicos.Etapa 3 - Hereditariedade
Explique como ocorre a transmissão das características hereditárias. Os alunos fazem uma atividade de análise de árvores genealógicas, identificando as características hereditárias presentes em cada geração.Etapa 4 - Evolução das Espécies
Relacione a hereditariedade com a evolução das espécies. Os alunos fazem uma atividade de análise comparativa de estruturas anatômicas de diferentes espécies.Etapa 5 - Construção do Template de Registro de Aprendizagem
Oriente os alunos na construção do template de registro de aprendizagem, que deve conter os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 6 - Apresentação dos Templates
Os alunos apresentam seus templates de registro de aprendizagem para a turma. Forneça feedbacks e sugestões de melhoria para cada um dos templates.Etapa 7 - Encerramento
Faça uma síntese dos principais conceitos abordados na aula. Os alunos fazem uma atividade de reflexão, identificando como os conceitos estudados podem ser aplicados em situações cotidianas.
Intencionalidades pedagógicas
- Compreender como ocorre a transmissão das características hereditárias;
- Identificar a estrutura do DNA e sua função;
- Relacionar a hereditariedade com a evolução das espécies.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas;
- Capacidade de relacionar os conceitos estudados com situações cotidianas;
- Construção de um template de registro de aprendizagem completo e organizado.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma contextualizada, mostrando a importância do DNA na compreensão da hereditariedade;
- Propor atividades que estimulem a participação ativa dos alunos, como debates e discussões em grupo;
- Orientar os alunos na construção do template de registro de aprendizagem;
- Fornecer feedbacks constantes para os alunos;
- Estimular a criatividade dos alunos na construção de materiais analógicos para a aula.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas;
- Fazer pesquisas complementares para aprofundar o conhecimento sobre o tema;
- Construir o template de registro de aprendizagem de forma organizada e completa;
- Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas;
- Utilizar a criatividade na construção de materiais analógicos para a aula.