Aula sobre Dna

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


O DNA é uma molécula que contém as informações genéticas de todos os seres vivos. Ela é responsável por definir as características físicas e comportamentais de cada indivíduo. Nesta aula, vamos aprender sobre a estrutura do DNA, sua função e como ele é transmitido de geração em geração.

Objetivo:

Associar os gametas à transmissão das características hereditárias, estabelecendo relações entre ancestrais e descendentes.

Metodologia:

Estudo de caso, com criação de um template de infográfico para apoiar o estudo.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Comece a aula explicando o que é o DNA, sua estrutura e função. Utilize imagens ou desenhos em quadro negro para ilustrar a explicação.

  2. Etapa 2 - Apresentação do estudo de caso

    Apresente o estudo de caso aos alunos. Entregue uma folha com o caso ou leia em voz alta. O caso deve conter informações sobre uma família e suas características hereditárias.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos se dividem em grupos para discutir o estudo de caso e identificar as características hereditárias da família apresentada. Cada grupo deve anotar as informações e discutir as possíveis relações entre ancestrais e descendentes.

  4. Etapa 4 - Criação do template de infográfico

    Cada grupo deve criar um template de infográfico com as informações coletadas na discussão do estudo de caso. O template deve conter lacunas a serem preenchidas com as informações relevantes.

  5. Etapa 5 - Preenchimento do infográfico

    Cada grupo deve preencher o template de infográfico com as informações coletadas na discussão do estudo de caso.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos infográficos

    Cada grupo apresenta seu infográfico para a turma. Os alunos devem explicar as informações contidas no infográfico e as relações entre ancestrais e descendentes.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula reforçando a importância do estudo do DNA e como ele é importante para entendermos as características hereditárias dos seres vivos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de associar os gametas à transmissão das características hereditárias.
  • Estimular a criatividade e a colaboração em grupo.
  • Reforçar a importância do estudo do DNA para entendermos as características hereditárias dos seres vivos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão do estudo de caso.
  • Qualidade do infográfico criado.
  • Clareza na apresentação do infográfico.
  • Capacidade de estabelecer relações entre ancestrais e descendentes.
  • Participação na conclusão da aula.

Ações do professor

  • Explicar a estrutura e função do DNA.
  • Apresentar o estudo de caso.
  • Orientar os alunos na criação do infográfico.
  • Conduzir a apresentação dos infográficos.
  • Concluir a aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão do estudo de caso.
  • Criar um infográfico com as informações coletadas.
  • Apresentar o infográfico para a turma.
  • Estabelecer relações entre ancestrais e descendentes.
  • Participar da conclusão da aula.