Aula sobre Dna

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O DNA é uma molécula que contém as informações genéticas de um organismo. Ele é responsável por transmitir as características hereditárias de geração em geração. Nesta aula, vamos utilizar a metodologia ativa Gamificação para aprender de forma divertida e interativa sobre o DNA e sua importância.

A metodologia utilizada será a Gamificação, na qual é utilizada a dinâmica de jogos. Estruture uma dinâmica pensando em gerar o maior engajamento possível. Para isso é necessário criar objetivos, identificar os desafios, separar em níveis de dificuldades, pensar em um sistema de recompensas e feedbacks visando a motivação. A avaliação poderá ser feita através de um mapa de registro ou um formulário Google Gamificado.


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "DNA" aos alunos, explicando sua importância e como ele é transmitido de geração em geração.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de no máximo 5 pessoas.

  3. Etapa 3 - Explicação da metodologia Gamificação

    Explique a metodologia ativa Gamificação, que consiste em transformar a aprendizagem em um jogo, utilizando desafios, recompensas e níveis.

  4. Etapa 4 - Desafio inicial

    Proponha um desafio inicial para os alunos, como por exemplo: "Cada grupo deve criar um nome de equipe relacionado ao tema DNA".

  5. Etapa 5 - Criação do mapa de registro

    Os alunos irão criar um mapa de registro contendo os campos Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso? O objetivo é que os grupos criem um jogo relacionado ao tema DNA, utilizando a metodologia Gamificação.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo irá apresentar seu jogo para a turma, explicando como funciona e como ele está relacionado ao tema DNA.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie os jogos criados pelos grupos, levando em consideração os critérios de avaliação estabelecidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de associar os gametas à transmissão das características hereditárias, estabelecendo relações entre ancestrais e descendentes.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação de jogos.
  • Fomentar o trabalho em equipe e a cooperação entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Relação entre o jogo criado e o tema DNA.
  • Criatividade na criação do jogo.
  • Clareza na apresentação do jogo.
  • Trabalho em equipe e cooperação entre os alunos.
  • Utilização adequada da metodologia Gamificação.

Ações do professor

  • Explicar o tema.
  • Dividir a turma em grupos.
  • Explicar a metodologia Gamificação.
  • Propor desafios.
  • Avaliar os jogos criados pelos grupos.

Ações do aluno

  • Criar um jogo relacionado ao tema DNA.
  • Trabalhar em equipe na criação do jogo.
  • Apresentar o jogo criado para a turma.
  • Participar dos desafios propostos pelo professor.
  • Utilizar a metodologia Gamificação de forma adequada.