Do desenho ao mapa

Se prepare para entrar no mundo dos mapas! Você sabia que mesmo antes da humanidade dominar a escrita ela já dominava a arte de fazer mapas? É isso mesmo! Vamos conhecer um pouco o mundo da cartografia? Esse é o tema dessa aula de Geografia! 🌎


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Selecione a alternativa certa sobre a história da cartografia:

    A) O ser humano demonstra a necessidade de delimitar seus territórios e registrar lugares por onde passa desde a Pré-História. Os primeiros mapas surgiram muito antes da escrita e eram feitos em cavernas com materiais da época, como argila, madeira e conchas.

    B) É uma ciência moderna pautada no uso de tecnologias avançadas de geoprocessamento, como os GPS.

    C) O ser humano sempre sentiu necessidade de registar os lugares por onde passava, mas os mapas surgiram só no séc. XV e XVI, durante o período do Mercantilismo Comercial e das Grandes Navegações.

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  2. 2. Atividade aberta:

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  3. 3. Rotação por estações:

    O objetivo desta aula é ensinar os alunos a medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por Estações, em que dividiremos a turma em três grupos e cada grupo será responsável por uma atividade relacionada ao tema. Para contextualizar o tema, explique que os mapas são importantes ferramentas para nos orientarmos no mundo, seja para encontrar um lugar específico ou para planejar uma viagem. Além disso, a habilidade de medir distâncias em mapas é fundamental para entendermos a relação entre as distâncias reais e as representações cartográficas.
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  4. 4. Sala de Aula Invertida:

    A cartografia é uma ciência que estuda os mapas e suas representações. Na aula de hoje, vamos aprender sobre como os mapas são criados, desde o desenho até a sua impressão. Além disso, vamos entender como é possível medir distâncias na superfície dos mapas, por meio de escalas gráficas e numéricas. Essa habilidade é importante para a nossa vida cotidiana, pois nos ajuda a entender as distâncias entre lugares e a planejar nossas viagens. Para tornar a aula mais dinâmica, vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos serão os protagonistas do seu próprio aprendizado.
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  5. 5. Design Sprint:

    A cartografia é uma ciência que estuda os mapas e sua elaboração, e é uma ferramenta muito importante para entendermos a nossa localização no mundo. Nesta aula, vamos trabalhar com a habilidade de medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Design Sprint, que consiste em um processo de criação de soluções para um problema específico.
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  6. 6. Aprendizagem Baseada em Problemas:

    A cartografia é uma ciência que estuda a representação da superfície terrestre por meio de mapas, cartas e plantas. O objetivo desta aula é ensinar aos alunos como as escalas gráficas e numéricas dos mapas podem ser utilizadas para medir distâncias na superfície terrestre. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os alunos criarão um diário de bordo que será utilizado para desenvolver o tema e seus subtópicos e ajudará na compreensão da importância da cartografia no dia a dia.
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  7. 7. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    A cartografia é uma ciência que estuda a representação da superfície terrestre em mapas. Do desenho ao mapa é um processo que envolve a representação da superfície terrestre em uma folha de papel. Nesta aula, os alunos aprenderão a medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um modelo de júri, com 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observação. O objetivo é que aprendam a trabalhar em equipe, a argumentar e a defender seus pontos de vista.
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  8. 8. Aprendizagem Entre Pares:

    A aula "Do desenho ao mapa" é uma oportunidade para aprenderem sobre a representação gráfica da superfície terrestre em mapas. Os alunos serão capazes de medir distâncias na superfície terrestre pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas. Eles também aprenderão a fazer a transição do desenho para a representação cartográfica. Para tornar a aula mais envolvente, o professor pode utilizar exemplos práticos do cotidiano, como mapas de ruas, mapas de transporte público, mapas de parques e até mapas de jogos.
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