Aula sobre Do Desenho Ao Mapa
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas
Por que usar essa metodologia?
- Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
- Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.
A cartografia é uma ciência que estuda a representação da superfície terrestre por meio de mapas, cartas e plantas. O objetivo desta aula é ensinar aos alunos como as escalas gráficas e numéricas dos mapas podem ser utilizadas para medir distâncias na superfície terrestre. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os alunos criarão um diário de bordo que será utilizado para desenvolver o tema e seus subtópicos e ajudará na compreensão da importância da cartografia no dia a dia.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize a importância da cartografia no cotidiano dos alunos. Será feita uma discussão para que os alunos possam apresentar suas ideias sobre o tema.Etapa 2 - Problematização
Divida a turma em grupos de até 6 alunos. Após, apresente um problema para que os alunos possam debater nos grupos. O problema será: "como medir a distância entre duas cidades utilizando um mapa?". Os alunos terão que discutir e apresentar suas ideias para solucionar o problema.Etapa 3 - Geração de Alternativas
Cada grupo deve criar alternativas para solucionar o problema apresentado na etapa anterior. Além disso, devem apresentar suas ideias e discutir em conjunto qual seria a melhor alternativa.Etapa 4 - Solução
Os grupos apresentarão suas soluções para o problema apresentado na etapa 2. O professor irá discutir com os alunos qual seria a melhor solução e como ela pode ser aplicada na prática.Etapa 5 - Atividade prática
Os alunos, em grupo, irão medir a distância entre duas cidades utilizando um mapa. O professor irá auxiliá-los durante a atividade e irá tirar dúvidas.Etapa 6 - Discussão em grupo
Os alunos irão discutir em grupo sobre as dificuldades encontradas durante a atividade prática e como elas foram solucionadas.Etapa 7 - Conclusão
O professor irá fazer uma conclusão sobre a aula e irá reforçar a importância da cartografia no dia a dia.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em medir distâncias na superfície terrestre pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas.
- Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos durante as atividades em grupo.
- Capacidade dos alunos em medir distâncias na superfície terrestre pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas.
- Criatividade e originalidade das soluções apresentadas pelos grupos.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar a importância da cartografia no cotidiano dos alunos.
- Auxiliar os alunos durante as atividades práticas.
- Estimular a participação ativa dos alunos durante as atividades em grupo.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades em grupo.
- Criar alternativas para solucionar o problema apresentado pelo professor.
- Medir a distância entre duas cidades utilizando um mapa.