Aula sobre Do Desenho Ao Mapa

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A cartografia é uma ciência que estuda a representação da superfície terrestre por meio de mapas, cartas e plantas. O objetivo desta aula é ensinar aos alunos como as escalas gráficas e numéricas dos mapas podem ser utilizadas para medir distâncias na superfície terrestre. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os alunos criarão um diário de bordo que será utilizado para desenvolver o tema e seus subtópicos e ajudará na compreensão da importância da cartografia no dia a dia.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a importância da cartografia no cotidiano dos alunos. Será feita uma discussão para que os alunos possam apresentar suas ideias sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Problematização

    Divida a turma em grupos de até 6 alunos. Após, apresente um problema para que os alunos possam debater nos grupos. O problema será: "como medir a distância entre duas cidades utilizando um mapa?". Os alunos terão que discutir e apresentar suas ideias para solucionar o problema.

  3. Etapa 3 - Geração de Alternativas

    Cada grupo deve criar alternativas para solucionar o problema apresentado na etapa anterior. Além disso, devem apresentar suas ideias e discutir em conjunto qual seria a melhor alternativa.

  4. Etapa 4 - Solução

    Os grupos apresentarão suas soluções para o problema apresentado na etapa 2. O professor irá discutir com os alunos qual seria a melhor solução e como ela pode ser aplicada na prática.

  5. Etapa 5 - Atividade prática

    Os alunos, em grupo, irão medir a distância entre duas cidades utilizando um mapa. O professor irá auxiliá-los durante a atividade e irá tirar dúvidas.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo sobre as dificuldades encontradas durante a atividade prática e como elas foram solucionadas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    O professor irá fazer uma conclusão sobre a aula e irá reforçar a importância da cartografia no dia a dia.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em medir distâncias na superfície terrestre pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante as atividades em grupo.
  • Capacidade dos alunos em medir distâncias na superfície terrestre pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas.
  • Criatividade e originalidade das soluções apresentadas pelos grupos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância da cartografia no cotidiano dos alunos.
  • Auxiliar os alunos durante as atividades práticas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos durante as atividades em grupo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Criar alternativas para solucionar o problema apresentado pelo professor.
  • Medir a distância entre duas cidades utilizando um mapa.