Aula sobre Do Desenho Ao Mapa
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
A aula "Do desenho ao mapa" é uma oportunidade para aprenderem sobre a representação gráfica da superfície terrestre em mapas. Os alunos serão capazes de medir distâncias na superfície terrestre pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas. Eles também aprenderão a fazer a transição do desenho para a representação cartográfica. Para tornar a aula mais envolvente, o professor pode utilizar exemplos práticos do cotidiano, como mapas de ruas, mapas de transporte público, mapas de parques e até mapas de jogos.
Etapa 1 - Introdução ao tema
Apresente o tema e explique a importância da representação cartográfica. Pode-se utilizar exemplos práticos, como mapas de ruas, para contextualizar o assunto.Etapa 2 - Divisão da turma em grupos
Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos.Etapa 3 - Discussão em grupo
Após dividir a turma em grupos, peça para discutirem sobre a importância dos mapas e como eles são utilizados no cotidiano. O professor deve orientar a discussão e garantir que todos os alunos participem.Etapa 4 - Criação do modelo de avaliação
Cada grupo deve criar um modelo de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação: organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral.Etapa 5 - Trabalho em grupo
Os grupos devem trabalhar para criar um mapa de uma área específica, utilizando uma escala numérica e gráfica.Etapa 6 - Apresentação dos mapas
Os grupos devem apresentar seus mapas para a turma e utilizar o modelo de avaliação para avaliar os outros grupos. Oriente a apresentação e garanta que todos os alunos participem.Etapa 7 - Discussão final
O professor deve promover uma discussão final sobre a importância dos mapas e como eles podem ser utilizados no cotidiano. Ele pode utilizar os exemplos práticos apresentados pelos alunos para enriquecer a discussão.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em medir distâncias na superfície terrestre pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a habilidade de avaliação por pares.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo.
- Construção dos argumentos.
- Apresentação e comunicação.
- Desempenho geral.
Ações do professor
- Orientar a discussão em grupo.
- Garantir que todos os alunos participem.
- Orientar a criação do modelo de avaliação.
- Orientar a apresentação dos mapas.
- Promover a discussão final.
Ações do aluno
- Participar da discussão em grupo.
- Criar o modelo de avaliação.
- Trabalhar em grupo para criar o mapa.
- Apresentar o mapa para a turma.
- Avaliar os outros grupos utilizando o modelo de avaliação.