Aula sobre Do Desenho Ao Mapa
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
A cartografia é uma ciência que estuda os mapas e sua elaboração, e é uma ferramenta muito importante para entendermos a nossa localização no mundo. Nesta aula, vamos trabalhar com a habilidade de medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Design Sprint, que consiste em um processo de criação de soluções para um problema específico.
Etapa 1 - Entender
Inicie a aula apresentando aos alunos o conceito de escala gráfica e numérica dos mapas. Explique como elas funcionam e como podemos medir distâncias a partir delas.Etapa 2 - Divisão da turma em grupos
Em seguida, divida a turma em grupos de 5 a 6 alunos e peça que eles discutam e anotem as principais dúvidas e dificuldades sobre o assunto.Etapa 3 - Esboçar
Cada grupo deve criar um mapa simples, com a localização de alguns pontos de interesse da cidade ou do bairro onde moram. Eles devem desenhar o mapa na escala que escolherem e anotar a escala utilizada.Etapa 4 - Decidir
Os grupos devem apresentar seus mapas para a turma e discutir as diferenças entre as escalas utilizadas. Em seguida, devem escolher uma escala única para ser utilizada em um mapa coletivo.Etapa 5 - Prototipar
Em conjunto, a turma deve elaborar um mapa coletivo utilizando a escala escolhida. Eles podem utilizar imagens de satélite ou mapas já existentes como referência.Etapa 6 - Testar
Após a elaboração do mapa coletivo, os alunos devem testar a escala utilizada medindo a distância entre dois pontos no mapa e comparando com a distância real. Em seguida, devem discutir as dificuldades encontradas e possíveis soluções para melhorar a precisão do mapa.Etapa 7 - Conclusão
O professor encerra a aula reforçando a importância de saber medir distâncias em mapas, enfatizando sua importância como ferramenta para nos orientarmos no mundo.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a capacidade de resolução de problemas e tomada de decisões.
Critérios de avaliação
- Participação ativa e colaboração do aluno nas atividades em grupo.
- Correção na elaboração do mapa coletivo.
- Precisão na medição de distâncias no mapa.
- Criatividade na elaboração do mapa.
Ações do professor
- Apresentar o conceito de escala gráfica e numérica dos mapas.
- Auxiliar na elaboração do mapa coletivo.
- Estimular a participação e a colaboração dos alunos nas atividades em grupo.
- Orientar os alunos na medição de distâncias no mapa.
Ações do aluno
- Discutir e anotar as principais dúvidas e dificuldades sobre o assunto.
- Criar um mapa simples com a localização de pontos de interesse da cidade ou do bairro onde moram.
- Apresentar e discutir os mapas criados pelos grupos.
- Elaborar um mapa coletivo utilizando a escala escolhida.
- Testar a escala utilizada medindo a distância entre dois pontos no mapa e comparando com a distância real.