Aula sobre Do Desenho Ao Mapa

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A cartografia é uma ciência que estuda a representação da superfície terrestre em mapas. Do desenho ao mapa é um processo que envolve a representação da superfície terrestre em uma folha de papel. Nesta aula, os alunos aprenderão a medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um modelo de júri, com 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observação. O objetivo é que aprendam a trabalhar em equipe, a argumentar e a defender seus pontos de vista.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    O professor apresentará o tema da aula explicando o que é a cartografia, o que é a escala gráfica e numérica e como elas são utilizadas na representação da superfície terrestre em mapas.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Os alunos serão divididos em 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observação.

  3. Etapa 3 - Preparação dos grupos

    Cada grupo terá um tempo para se preparar para o debate. O grupo defensor terá que elaborar argumentos para defender a importância da escala gráfica e numérica na cartografia, enquanto o grupo opositor terá que elaborar argumentos contra essa importância.

  4. Etapa 4 - Debate

    Os grupos defensor e opositor terão um tempo para apresentar seus argumentos e contra-argumentos. A banca julgadora irá avaliar as apresentações e escolher o grupo vencedor.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Todos os grupos devem discutir e debater sobre os argumentos apresentados.

  6. Etapa 6 - Exercício prático

    Os alunos farão um exercício prático para medir distâncias na superfície terrestre utilizando a escala gráfica e numérica de um mapa.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    O professor fará uma conclusão sobre o tema e a metodologia utilizada na aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas.
  • Estimular o trabalho em equipe e a argumentação.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em defender e contra-argumentar ideias.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate.
  • Qualidade dos argumentos apresentados.
  • Habilidade em medir distâncias na superfície terrestre utilizando a escala gráfica e numérica de um mapa.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula.
  • Dividir os alunos em grupos.
  • Acompanhar e orientar os alunos durante o debate.

Ações do aluno

  • Participar ativamente do debate.
  • Elaborar argumentos e contra-argumentos.
  • Realizar o exercício prático.