Aula sobre Do Desenho Ao Mapa

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O objetivo desta aula é ensinar os alunos a medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por Estações, em que dividiremos a turma em três grupos e cada grupo será responsável por uma atividade relacionada ao tema. Para contextualizar o tema, explique que os mapas são importantes ferramentas para nos orientarmos no mundo, seja para encontrar um lugar específico ou para planejar uma viagem. Além disso, a habilidade de medir distâncias em mapas é fundamental para entendermos a relação entre as distâncias reais e as representações cartográficas.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    O professor apresenta o tema e explica a importância de saber medir distâncias em mapas.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos

    O professor divide a turma em três grupos e explica que cada grupo será responsável por uma atividade relacionada ao tema.

  3. Etapa 3 - Estação 1 - Escalas gráficas

    O primeiro grupo irá aprender a medir distâncias em mapas por meio de escalas gráficas. O professor apresentará alguns exemplos práticos e os alunos terão a oportunidade de praticar a habilidade.

  4. Etapa 4 - Estação 2 - Escalas numéricas

    O segundo grupo irá aprender a medir distâncias em mapas por meio de escalas numéricas. O professor apresentará alguns exemplos práticos e os alunos terão a oportunidade de praticar a habilidade.

  5. Etapa 5 - Estação 3 - Aplicação em mapas

    O terceiro grupo irá aplicar a habilidade de medir distâncias em mapas em atividades práticas. O professor apresentará alguns mapas e os alunos terão que medir as distâncias entre dois pontos específicos.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Ao final das estações, os alunos se reunirão em grupos para discutir o que aprenderam e como podem aplicar essa habilidade em seu cotidiano. O professor acompanhará as discussões e fará perguntas para estimular a reflexão dos alunos.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    O professor encerra a aula reforçando a importância de saber medir distâncias em mapas, enfatizando sua importância como ferramenta para nos orientarmos no mundo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Incentivar a reflexão dos alunos sobre a importância dos mapas em seu cotidiano.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em medir distâncias em mapas por meio de escalas gráficas e numéricas.
  • Participação ativa dos alunos nas atividades em grupo.
  • Reflexão dos alunos sobre a importância dos mapas em seu cotidiano.

Ações do professor

  • Dividir a turma em grupos e explicar as atividades de cada estação.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades e nos debates em grupo.
  • Fazer perguntas reflexivas para estimular a reflexão dos alunos sobre o tema.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Praticar a habilidade de medir distâncias em mapas por meio de escalas gráficas e numéricas.
  • Refletir sobre a importância dos mapas em seu cotidiano.