Aula sobre Do Desenho Ao Mapa
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
O objetivo desta aula é ensinar os alunos a medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por Estações, em que dividiremos a turma em três grupos e cada grupo será responsável por uma atividade relacionada ao tema. Para contextualizar o tema, explique que os mapas são importantes ferramentas para nos orientarmos no mundo, seja para encontrar um lugar específico ou para planejar uma viagem. Além disso, a habilidade de medir distâncias em mapas é fundamental para entendermos a relação entre as distâncias reais e as representações cartográficas.
Etapa 1 - Apresentação do tema
O professor apresenta o tema e explica a importância de saber medir distâncias em mapas.Etapa 2 - Divisão da turma em grupos
O professor divide a turma em três grupos e explica que cada grupo será responsável por uma atividade relacionada ao tema.Etapa 3 - Estação 1 - Escalas gráficas
O primeiro grupo irá aprender a medir distâncias em mapas por meio de escalas gráficas. O professor apresentará alguns exemplos práticos e os alunos terão a oportunidade de praticar a habilidade.Etapa 4 - Estação 2 - Escalas numéricas
O segundo grupo irá aprender a medir distâncias em mapas por meio de escalas numéricas. O professor apresentará alguns exemplos práticos e os alunos terão a oportunidade de praticar a habilidade.Etapa 5 - Estação 3 - Aplicação em mapas
O terceiro grupo irá aplicar a habilidade de medir distâncias em mapas em atividades práticas. O professor apresentará alguns mapas e os alunos terão que medir as distâncias entre dois pontos específicos.Etapa 6 - Discussão em grupo
Ao final das estações, os alunos se reunirão em grupos para discutir o que aprenderam e como podem aplicar essa habilidade em seu cotidiano. O professor acompanhará as discussões e fará perguntas para estimular a reflexão dos alunos.Etapa 7 - Encerramento
O professor encerra a aula reforçando a importância de saber medir distâncias em mapas, enfatizando sua importância como ferramenta para nos orientarmos no mundo.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas.
- Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
- Incentivar a reflexão dos alunos sobre a importância dos mapas em seu cotidiano.
Critérios de avaliação
- Capacidade dos alunos em medir distâncias em mapas por meio de escalas gráficas e numéricas.
- Participação ativa dos alunos nas atividades em grupo.
- Reflexão dos alunos sobre a importância dos mapas em seu cotidiano.
Ações do professor
- Dividir a turma em grupos e explicar as atividades de cada estação.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades e nos debates em grupo.
- Fazer perguntas reflexivas para estimular a reflexão dos alunos sobre o tema.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades em grupo.
- Praticar a habilidade de medir distâncias em mapas por meio de escalas gráficas e numéricas.
- Refletir sobre a importância dos mapas em seu cotidiano.