Aula sobre Do Desenho Ao Mapa
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A cartografia é uma ciência que estuda os mapas e suas representações. Na aula de hoje, vamos aprender sobre como os mapas são criados, desde o desenho até a sua impressão. Além disso, vamos entender como é possível medir distâncias na superfície dos mapas, por meio de escalas gráficas e numéricas. Essa habilidade é importante para a nossa vida cotidiana, pois nos ajuda a entender as distâncias entre lugares e a planejar nossas viagens. Para tornar a aula mais dinâmica, vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos serão os protagonistas do seu próprio aprendizado.
Etapa 1 - Sala de aula Invertida
O professor deverá enviar aos alunos, com antecedência, um texto e um vídeo explicativo sobre a criação de mapas, desde o desenho até a impressão. Os alunos deverão assistir ao vídeo em casa e anotar as dúvidas e curiosidades que surgirem.Etapa 2 - Divisão da turma em grupos
Na sala de aula, o professor deverá dividir a turma em grupos de 4 a 5 pessoas e entregar a cada um uma cópia de um mapa em branco. Os alunos deverão desenhar nele as principais características de uma cidade fictícia, como ruas, praças, escolas, etc.Etapa 3 - Apresentação do croqui
Cada grupo deverá apresentar seu mapa e explicar as escolhas feitas para a construção da cidade.Etapa 4 - Exemplos práticos
O professor deverá explicar o conceito de escala gráfica e numérica, mostrando exemplos práticos de como medir distâncias nos mapas.Etapa 5 - Atividade Prática
Cada grupo deverá escolher um trajeto na cidade fictícia e medir a distância utilizando as escalas gráficas e numéricas.Etapa 6 - Modelo de Dinâmica dos 3Qs
Os alunos deverão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e compartilhar com os colegas.Etapa 7 - Encerramento
O professor deverá incentivar a discussão em sala de aula sobre as avaliações e promover um debate sobre as diferentes percepções dos alunos sobre a atividade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em medir distâncias na superfície pelos mapas.
- Estimular a criatividade e o trabalho em grupo.
- Incentivar a reflexão crítica sobre o processo de criação de mapas.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na atividade em grupo.
- Precisão na medição de distâncias nos mapas.
- Criatividade na criação da cidade fictícia.
Ações do professor
- Preparar um vídeo explicativo sobre a criação de mapas.
- Dividir a turma em grupos e entregar cópias de mapas em branco.
- Explicar o conceito de escala gráfica e numérica.
Ações do aluno
- Assistir ao vídeo explicativo em casa e anotar dúvidas e curiosidades.
- Desenhar as principais características de uma cidade fictícia em um mapa em branco.
- Medir distâncias utilizando as escalas gráficas e numéricas.