Aula sobre Do Desenho Ao Mapa

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A cartografia é uma ciência que estuda os mapas e suas representações. Na aula de hoje, vamos aprender sobre como os mapas são criados, desde o desenho até a sua impressão. Além disso, vamos entender como é possível medir distâncias na superfície dos mapas, por meio de escalas gráficas e numéricas. Essa habilidade é importante para a nossa vida cotidiana, pois nos ajuda a entender as distâncias entre lugares e a planejar nossas viagens. Para tornar a aula mais dinâmica, vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos serão os protagonistas do seu próprio aprendizado.

  1. Etapa 1 - Sala de aula Invertida

    O professor deverá enviar aos alunos, com antecedência, um texto e um vídeo explicativo sobre a criação de mapas, desde o desenho até a impressão. Os alunos deverão assistir ao vídeo em casa e anotar as dúvidas e curiosidades que surgirem.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos

    Na sala de aula, o professor deverá dividir a turma em grupos de 4 a 5 pessoas e entregar a cada um uma cópia de um mapa em branco. Os alunos deverão desenhar nele as principais características de uma cidade fictícia, como ruas, praças, escolas, etc.

  3. Etapa 3 - Apresentação do croqui

    Cada grupo deverá apresentar seu mapa e explicar as escolhas feitas para a construção da cidade.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    O professor deverá explicar o conceito de escala gráfica e numérica, mostrando exemplos práticos de como medir distâncias nos mapas.

  5. Etapa 5 - Atividade Prática

    Cada grupo deverá escolher um trajeto na cidade fictícia e medir a distância utilizando as escalas gráficas e numéricas.

  6. Etapa 6 - Modelo de Dinâmica dos 3Qs

    Os alunos deverão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e compartilhar com os colegas.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    O professor deverá incentivar a discussão em sala de aula sobre as avaliações e promover um debate sobre as diferentes percepções dos alunos sobre a atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em medir distâncias na superfície pelos mapas.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo.
  • Incentivar a reflexão crítica sobre o processo de criação de mapas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na atividade em grupo.
  • Precisão na medição de distâncias nos mapas.
  • Criatividade na criação da cidade fictícia.

Ações do professor

  • Preparar um vídeo explicativo sobre a criação de mapas.
  • Dividir a turma em grupos e entregar cópias de mapas em branco.
  • Explicar o conceito de escala gráfica e numérica.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo explicativo em casa e anotar dúvidas e curiosidades.
  • Desenhar as principais características de uma cidade fictícia em um mapa em branco.
  • Medir distâncias utilizando as escalas gráficas e numéricas.