Aula sobre Do Mercantilismo A Atual Fase Do Capitalismo

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O tema "Do mercantilismo a atual fase do capitalismo" é fundamental para que os estudantes compreendam a evolução econômica e social da humanidade. Através dele, é possível entender como a economia mundial se desenvolveu ao longo dos séculos, desde o surgimento do mercantilismo até a atual fase do capitalismo. Além disso, é possível entender como essas mudanças impactaram a vida das pessoas e como elas influenciaram a história mundial.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Do mercantilismo a atual fase do capitalismo" e explique o que é foi período histórico do desenvolvimento do capitalismo. Em seguida, incentive a curiosidade dos alunos com a seguinte pergunta: "Como o capitalismo influenciou a vida das pessoas ao longo do tempo?"

  2. Etapa 2 - Entender

    Divida os alunos em grupos e oriente a pesquisa sobre o mercantilismo e a atual fase do capitalismo. Eles irão buscar informações sobre as características de cada período do desenvolvimento do capitalismo, as mudanças econômicas e sociais que ocorreram e como essas mudanças impactaram a vida das pessoas.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Os grupos irão criar um modelo de registro das fases de desenvolvimento do capitalismo, com uma linha do tempo e com as características de cada etapa. Eles devem esboçar como seria o processo de evolução econômica e social do mercantilismo até a atual fase do capitalismo.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Os grupos irão discutir e decidir "Como o capitalismo influenciou a vida das pessoas ao longo do tempo?

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Os grupos irão criar um modelo para representar a evolução econômica e social do mercantilismo até a atual fase do capitalismo, disponibilize os materiais necessários.

  6. Etapa 6 - Testar

    Os grupos irão apresentar o modelo para a turma e explicar como ele representa a evolução econômica e social do mercantilismo até a atual fase do capitalismo.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão da aula e estimule a reflexão dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "Analisar fatos e situações representativas das alterações ocorridas entre o período mercantilismo e o advento do capitalismo."
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a criatividade e a capacidade de prototipação.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade da pesquisa realizada pelos grupos.
  • Criatividade e qualidade do modelo e do protótipo criado pelos grupos.
  • Capacidade de reflexão e análise dos alunos na conclusão da aula.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e instigar a curiosidade dos alunos.
  • Orientar os grupos na pesquisa e na elaboração do modelo.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de prototipação dos alunos.
  • Fazer uma conclusão da aula e instigar a reflexão dos alunos.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa sobre o mercantilismo e a atual fase do capitalismo.
  • Criar um modelo para representar a evolução econômica e social do mercantilismo até a atual fase do capitalismo.
  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Refletir sobre a evolução econômica e social do mercantilismo até a atual fase do capitalismo.