Aula sobre Do Mercantilismo A Atual Fase Do Capitalismo

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O tema "Do mercantilismo a atual fase do capitalismo" é de grande importância para entendermos como a economia se desenvolveu ao longo da história. É possível encontrar exemplos desse tema em diversos aspectos do cotidiano, como nas relações comerciais entre países, nas empresas multinacionais e nos impactos sociais e ambientais do capitalismo. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Design Thinking para desenvolver a habilidade dos alunos em analisar fatos e situações representativas das alterações ocorridas entre o período mercantilismo e o advento do capitalismo.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema e criação do mapa de empatia

    Apresente o tema e explique o que é o mapa de empatia. Em seguida, os alunos irão criar seus próprios mapas de empatia com os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Oriente a criação de uma persona para a atividade.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Divida os alunos em grupos para discutirem e compartilharem suas percepções sobre o tema e as informações coletadas no mapa de empatia.

  3. Etapa 3 - Análise de exemplos

    Apresente exemplos de situações que representam as alterações ocorridas entre o período mercantilismo e o advento do capitalismo, como a Revolução Industrial, a globalização e o neoliberalismo. Os alunos deverão analisar esses exemplos e relacioná-los com as informações coletadas no mapa de empatia.

  4. Etapa 4 - Debate em grupo

    Os grupos irão debater sobre os exemplos apresentados e suas relações com as informações coletadas no mapa de empatia. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em analisar fatos e situações representativas das alterações ocorridas entre o período mercantilismo e o advento do capitalismo.

  5. Etapa 5 - Conclusão e reflexão

    Conclua a aula fazendo uma reflexão sobre o tema e a metodologia utilizada. Os alunos irão fazer uma reflexão individual sobre o que aprenderam e como podem aplicar esse conhecimento em suas vidas.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão e síntese sobre o tema, retomando os conceitos apresentados e destacando os pontos mais importantes do debate.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos na atividade e ofereça devolutivas individuais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar fatos e situações representativas das alterações ocorridas entre o período mercantilismo e o advento do capitalismo.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Promover a reflexão crítica sobre o tema.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Capacidade de análise e reflexão crítica sobre o tema.
  • Colaboração e trabalho em equipe.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos.
  • Fazer conexões entre os exemplos práticos e as informações coletadas no mapa de empatia.

Ações do aluno

  • Criar o mapa de empatia.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Analisar e relacionar os exemplos práticos com as informações coletadas no mapa de empatia.