Aula sobre Do Mercantilismo A Atual Fase Do Capitalismo

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Nesta aula, vamos abordar a transição do mercantilismo para o capitalismo e como essa mudança impactou a economia e a sociedade. Para tornar essa aula mais envolvente e didática, vamos utilizar a metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos criarão um mapa de registro contendo campos importantes para a criação de um jogo, como objetivo, desafios, níveis e recompensas. Para contextualizar o tema, podemos utilizar exemplos do cotidiano dos alunos, como a compra e venda de produtos e serviços, a relação entre patrão e empregado, entre outros.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e contextualize-o para os alunos, destacando a importância da transição do mercantilismo para o capitalismo e como isso influenciou a economia e as sociedades.

  2. Etapa 2 - Introdução à metodologia Gamificação

    Explique a metodologia Gamificação e como ela será utilizada na aula. Apresente um exemplo de jogo para que os alunos possam entender melhor a dinâmica.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa de registro

    Os alunos irão criar um mapa de registro contendo os campos: Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Oriente os alunos durante a criação do mapa.

  4. Etapa 4 - Compartilhamento dos mapas

    Os alunos irão compartilhar seus mapas com a turma, explicando cada campo e como eles foram pensados. Incentive a participação de todos na discussão.

  5. Etapa 5 - Discussão sobre as mudanças do mercantilismo para o capitalismo

    Os alunos irão discutir em grupo como as mudanças do mercantilismo para o capitalismo impactaram a economia e a sociedade. Oriente a discussão e incentive a participação de todos. Peça aos alunos para desenvolverem os jogos.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos jogos

    Os alunos irão apresentar seus jogos para a turma, explicando cada campo e como eles foram pensados. Avalie os jogos e forneça devolutivas para os alunos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula destacando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem explorando o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise de fatos e situações representativas das alterações ocorridas entre o período mercantilismo e o advento do capitalismo.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos na criação de um jogo sobre o tema.
  • Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo e compartilhar ideias.

Critérios de avaliação

  • Coerência e criatividade na criação do mapa de registro.
  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Qualidade da apresentação do jogo.
  • Compreensão e análise do tema.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do mapa de registro.
  • Incentivar a participação de todos na discussão em grupo.
  • Avaliar os jogos e dar feedbacks para os alunos.
  • Concluir a aula destacando os principais pontos abordados.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de registro contendo os campos necessários para a criação de um jogo.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Apresentar o jogo criado para a turma.
  • Compreender e analisar o tema.