Aula sobre Do Mercantilismo A Atual Fase Do Capitalismo

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O mercantilismo foi um período importante da história em que a economia e o comércio começaram a ser valorizados. A partir dele, surgiram as primeiras empresas, as colônias e o comércio de escravos. Com a Revolução Industrial, o capitalismo se consolidou e se tornou o modelo econômico mais utilizado atualmente. Nesta aula, iremos discutir sobre as principais características do mercantilismo e como ele evoluiu até chegar à atual fase do capitalismo. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), onde os alunos criarão um modelo de juri, com 4 grupos, banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o que é mercantilismo e como ele evoluiu até chegar ao capitalismo. Em seguida, explique a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) e como ela será aplicada nesta aula.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Divida os alunos em 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Cada grupo terá uma função específica durante o debate, explique para a turma.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Cada grupo irá pesquisar sobre o mercantilismo e o capitalismo e preparar seus argumentos para o debate. O grupo defensor irá defender o capitalismo, enquanto o grupo opositor deverá argumentar contra ele.

  4. Etapa 4 - Debate

    Os grupos defensor e opositor terão um tempo cada para apresentar seus argumentos. A banca julgadora fará perguntas e avaliará os argumentos apresentados.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o debate e ressaltará a importância da análise crítica dos sistemas econômicos.

  6. Etapa 6 - Atividade complementar

    Proponha uma atividade complementar para os alunos elaborem um painel sobre os sistemas econômicos apresentados no debate.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça um breve encerramento da aula, agradeça a participação dos alunos e forneça devolutivas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica dos sistemas econômicos;
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo;
  • Promover a argumentação e a defesa de ideias.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate;
  • Qualidade dos argumentos apresentados;
  • Coerência e consistência dos argumentos;
  • Habilidade de resposta às perguntas da banca julgadora;
  • Criatividade na atividade complementar.

Ações do professor

  • Explicar o tema e a metodologia a ser utilizada;
  • Orientar os alunos na pesquisa e preparação dos argumentos;
  • Mediar o debate e as perguntas da banca julgadora;
  • Propor a atividade complementar;
  • Fazer a conclusão e o encerramento da aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente do debate;
  • Pesquisar e preparar argumentos consistentes;
  • Responder às perguntas da banca julgadora;
  • Colaborar com o trabalho em grupo.