Aula sobre Do Mercantilismo A Atual Fase Do Capitalismo

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O tema "Do mercantilismo à atual fase do capitalismo" é de extrema importância para entendermos a evolução do sistema econômico que rege a nossa sociedade. Desde o século XV, o mercantilismo foi a principal forma de organização econômica em que os países europeus buscavam acumular riquezas através do comércio de matérias-primas e manufaturados. Com o tempo, o capitalismo se tornou o sistema econômico dominante, em que a produção e a distribuição são controladas por empresas privadas e o lucro é o principal objetivo. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para que os alunos possam criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Antes da aula.

    Selecione materiais didáticos sobre o tema, como textos, vídeos, gráficos e mapas. Esses materiais serão disponibilizados aos alunos para poderem estudar em casa, antes da aula. Oriente os estudos, solicitando que os alunos anotem dúvidas e façam resumos. Um formulário pode ser utilizado.

  2. Etapa 2 - Sala de Aula

    Inicie a aula explicando o que é o mercantilismo e como ele se desenvolveu na Europa. Em seguida, apresente os principais aspectos do capitalismo e como ele se diferencia do mercantilismo. Utilize imagens e vídeos para ilustrar os conceitos.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em grupos para discutir o que aprenderam sobre o mercantilismo e o capitalismo e como esses sistemas econômicos se relacionam com a sociedade atual. Eles irão utilizar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs para registrar suas reflexões.

  4. Etapa 4 - Apresentação em sala de aula

    Cada grupo irá apresentar suas reflexões em sala de aula, utilizando o modelo de Dinâmica dos 3 Qs como ferramenta de apresentação. Estimule a participação dos alunos e promova um debate sobre o tema.

  5. Etapa 5 - Síntese

    Faça uma síntese das reflexões apresentadas pelos alunos e destacar a importância de compreender a evolução do sistema econômico para entender a sociedade atual. Proponha atividades complementares para que os alunos aprofundem seus conhecimentos sobre o tema.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema, retomando os conceitos apresentados e destacando os pontos mais importantes do debate.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos na atividade e ofereça devolutivas individuais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise dos alunos sobre os sistemas econômicos que regem a sociedade atual.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Desenvolver a habilidade de comunicação e apresentação dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na discussão em grupo e na apresentação em sala de aula.
  • Utilização adequada do modelo de Dinâmica dos 3 Qs para registrar as reflexões sobre o tema.
  • Compreensão dos conceitos de mercantilismo e capitalismo e suas relações com a sociedade atual.

Ações do professor

  • Apresentar de forma clara e didática os conceitos de mercantilismo e capitalismo.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Promover um debate em sala de aula sobre o tema.

Ações do aluno

  • Assistir ao material de estudo prévio sobre o tema.
  • Participar ativamente da discussão em grupo e da apresentação em sala de aula.
  • Utilizar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs para registrar suas reflexões sobre o tema.