Aula sobre Documentary

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A aula será sobre o gênero documentário em inglês. O documentário é uma forma de arte e comunicação que retrata situações reais. Os documentários podem ser encontrados em diversas plataformas de streaming, como Netflix e Amazon Prime. Essa aula será ministrada utilizando a metodologia ativa Design Sprint, que é uma abordagem colaborativa de resolução de problemas. Os alunos serão desafiados a criar um template de design sprint para o gênero documentário, seguindo cinco etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. Esta atividade ajudará os alunos a construir repertório cultural por meio do contato com diferentes manifestações artísticas e culturais vinculadas à língua inglesa.

  1. Etapa 1 - Entender

    Comece a aula com uma breve explanação sobre o que é um documentário e como ele pode ser utilizado como forma de expressão artística e comunicação. Levante questões como: Quais são os diferentes tipos de documentários? O que é necessário para criar um bom documentário? Em seguida, os alunos assistirão a um curto documentário em inglês e farão anotações sobre o que eles acharam interessante e significativo. Após isso, os alunos deverão compartilhar suas percepções em grupo.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos trabalharão em grupo para criar um esboço do que gostariam de ver em um documentário de sua escolha. O professor fornecerá exemplos de temas ou assuntos que poderão ser explorados pelos alunos. Cada grupo também deve escolher um tema específico e criar uma lista de perguntas que serão respondidas no documentário.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Cada grupo apresentará seu esboço e sua lista de perguntas. A turma irá discutir e escolher o melhor tema e perguntas a serem respondidas. Ajude os alunos a selecionar um tema que seja adequado para o tempo disponível para a atividade.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os grupos dos alunos trabalharão na criação de um roteiro para o documentário escolhido, com base na lista de perguntas selecionadas. O roteiro deve incluir uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão. Os alunos também devem incluir ideias sobre a trilha sonora, imagens, efeitos e outras informações relevantes.

  5. Etapa 5 - Testar

    Cada grupo apresentará seu roteiro para a turma. Faça comentários sobre os pontos fortes e fracos de cada apresentação e ajude os alunos a refinar seus roteiros.

  6. Etapa 6 - Tarefa de casa

    Os alunos deverão trabalhar em conjunto para produzir um trailer do documentário baseado no roteiro criado em sala de aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de leitura e escuta em inglês.
  • Incentivar a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Estimular o pensamento crítico e a reflexão sobre as diferentes formas de arte e comunicação.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e colaboração em grupo.
  • Clareza e convicção na apresentação do roteiro.
  • Inclusão de elementos essenciais para um documentário eficaz.
  • Coerência entre o tema escolhido e as perguntas selecionadas.
  • Criatividade na produção do trailer.

Ações do professor

  • Fornecer exemplos de temas de documentários para os alunos.
  • Auxiliar os alunos na seleção de um tema adequado.
  • Ajudar os alunos a refinar seus roteiros.
  • Dar feedback construtivo em todas as etapas do Design Sprint.
  • Incentivar a participação ativa e a colaboração em grupo.

Ações do aluno

  • Trabalhar em conjunto para criar um esboço, roteiro e trailer de um documentário.
  • Discutir as perguntas e ideias em grupo.
  • Aplicar feedback construtivo para melhorar a qualidade de sua produção.
  • Trabalhar de forma colaborativa e respeitosa durante todo o processo.
  • Apresentar seu projeto final com clareza e convicção.