Aula sobre Documentary
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
O tema "Documentary" é muito relevante para a sociedade atual, pois permite que o público tenha um contato mais próximo com diferentes culturas, questões sociais e ambientais através do cinema e da televisão. Nessa aula, os estudantes serão incentivados a criar um template de registro de aprendizagem, que contém campos de check-in e check-out para acompanhar seus processos de aprendizagem enquanto assistem a documentários. Quando os alunos assistem a um documentário, eles podem obter informações relevantes para suas próprias vidas e para a sociedade em geral, além de ser uma excelente forma de aprendizado da língua inglesa. Eles também podem ser um ótimo recurso para debates e reflexões em sala de aula.
Etapa 1 - Apresentar o tema documentário e o objetivo da aula.
Apresente o conceito de documentário para os alunos, explicando como ele pode ser uma fonte de conhecimento sobre assuntos diversos. Em seguida, apresente o template de registro que os alunos irão criar durante a aula.Etapa 2 - Assista a um trecho de um documentário e faça o Check-in.
Selecione um trecho de documentário para que os alunos assistam e, em seguida, realizem o check-in no modelo de registro. O check-in consiste em responder algumas perguntas sobre suas expectativas e o que esperam aprender com o trecho.Etapa 3 - Assista ao restante do documentário.
Os alunos assistirão ao restante do documentário selecionado, prestando atenção em detalhes importantes que podem ser usados para as próximas etapas. Dialogue com os estudantes sobre a importância de documentários, suas funções e sobre a temática do documentário assistido.Etapa 4 - Pesquisa e discussão em grupo.
Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo irá escolher um documentário para assistir e fazer o registro de aprendizagem. Depois, em casa, irão pesquisar sobre o tema do documentário e discutir em grupo sobre como esse tema pode impactar a sociedade.Etapa 5 - Apresentação dos grupos.
Cada grupo apresentará seu documentário e um resumo de sua pesquisa e discussão em grupo.Etapa 6 - Faça o Check-out.
Os alunos irão preencher o campo de check-out no modelo de registro. Esse passo consiste em responder algumas perguntas sobre o que eles aprenderam, como isso pode ser relevante para sua vida e para a sociedade e como podem usar esse conhecimento em futuras atividades.Etapa 7 - Conclusão.
Faça uma reflexão final sobre o que foi aprendido durante a aula e como os alunos podem utilizar o que foi aprendido na realidade.
Intencionalidades pedagógicas
- Incentivar a construção do repertório cultural dos alunos;
- Desenvolver a habilidade de observação e reflexão sobre questões sociais e ambientais;
- Estimular a criatividade na elaboração do template de registro de aprendizagem.
Critérios de avaliação
- Elaboração e preenchimento correto do modelo de registro de aprendizagem;
- Participação ativa em todas as etapas da aula;
- Qualidade da pesquisa desenvolvida pelo grupo.
Ações do professor
- Selecionar documentários que sejam relevantes e adequados para a faixa etária dos alunos;
- Estimular a participação de todos os alunos nas atividades propostas;
- Oferecer feedbacks individuais e coletivos sobre o desempenho dos alunos.
Ações do aluno
- Criar e preencher corretamente o modelo de registro de aprendizagem;
- Participar ativamente das discussões em grupo;
- Realizar a pesquisa com empenho e dedicação.