Aula sobre Documentary

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Documentaries são uma forma de manifestação audiovisual cujo objetivo é apresentar a realidade ou um assunto específico de forma objetiva e imparcial. Na aula, os alunos serão apresentados ao tema por meio de um jogo de gamificação. O objetivo é que os estudantes criem um mapa de registro sobre um documentário de sua escolha, utilizando os campos: Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente a temática e explique o objetivo da aula. Contextualize o assunto e explore com os estudantes as possibilidades de aplicação do documentário no cotidiano. Utilize exemplos de documentários que já assistiu e considera relevantes.

  2. Etapa 2 - Gamificação

    Explique a metodologia de gamificação e apresente o mapa de registro que os alunos irão preencher. Apresente exemplos reais de jogos que utilizam essa metodologia e explique como ela é eficiente.

  3. Etapa 3 - Escolha do Documentário

    Apresente algumas opções de documentários para os alunos e incentive-los a escolherem um tema de seu interesse. Essa atividade pode ser realizada em grupos.

  4. Etapa 4 - Preenchimento do Mapa de Registro

    Os alunos deverão preencher o mapa de registro do jogo que criaram sobre o documentário escolhido. É importante acompanhar o processo e esclarecer possíveis dúvidas.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos Jogos

    Cada grupo deverá apresentar o jogo que criou para toda a turma. Deixe um momento para que os alunos possam fazer perguntas e comentários sobre os jogos dos colegas.

  6. Etapa 6 - Discussão

    Promova uma discussão em grupo sobre a importância dos documentários na sociedade e como eles podem ser utilizados em diversas áreas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Encerre a aula reforçando os principais pontos abordados. Ele também pode utilizar esse momento para avaliar o conhecimento adquirido pelos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em construir repertório cultural por meio do contato com manifestações artísticas e culturais vinculadas à língua inglesa;
  • Desenvolver habilidades como criatividade e pensamento crítico por meio da metodologia de gamificação;
  • Desenvolvimento da habilidade de trabalho em equipe e colaboração.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas;
  • Coerência e relevância do jogo criado pelos alunos;
  • Qualidade do Mapa de Registro produzido pelos alunos;
  • Organização do trabalho em grupo;
  • Criatividade na apresentação do jogo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar o objetivo da aula;
  • Incentivar a escolha de um documentário de interesse dos alunos;
  • Acompanhar e orientar os alunos no preenchimento do mapa de registro;
  • Promover a discussão em grupo sobre a importância dos documentários na sociedade;
  • Avaliar o conhecimento adquirido pelos alunos.

Ações do aluno

  • Escolher um documentário de interesse para a criação do jogo;
  • Trabalhar em grupo na criação do jogo;
  • Criar um mapa de registro contendo os campos: Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?;
  • Apresentar o jogo criado para toda a turma;
  • Participar da discussão em grupo sobre a importância dos documentários na sociedade.