Aula sobre Documentary
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
Documentaries são uma forma de manifestação audiovisual cujo objetivo é apresentar a realidade ou um assunto específico de forma objetiva e imparcial. Na aula, os alunos serão apresentados ao tema por meio de um jogo de gamificação. O objetivo é que os estudantes criem um mapa de registro sobre um documentário de sua escolha, utilizando os campos: Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso.
Etapa 1 - Introdução
Apresente a temática e explique o objetivo da aula. Contextualize o assunto e explore com os estudantes as possibilidades de aplicação do documentário no cotidiano. Utilize exemplos de documentários que já assistiu e considera relevantes.Etapa 2 - Gamificação
Explique a metodologia de gamificação e apresente o mapa de registro que os alunos irão preencher. Apresente exemplos reais de jogos que utilizam essa metodologia e explique como ela é eficiente.Etapa 3 - Escolha do Documentário
Apresente algumas opções de documentários para os alunos e incentive-los a escolherem um tema de seu interesse. Essa atividade pode ser realizada em grupos.Etapa 4 - Preenchimento do Mapa de Registro
Os alunos deverão preencher o mapa de registro do jogo que criaram sobre o documentário escolhido. É importante acompanhar o processo e esclarecer possíveis dúvidas.Etapa 5 - Apresentação dos Jogos
Cada grupo deverá apresentar o jogo que criou para toda a turma. Deixe um momento para que os alunos possam fazer perguntas e comentários sobre os jogos dos colegas.Etapa 6 - Discussão
Promova uma discussão em grupo sobre a importância dos documentários na sociedade e como eles podem ser utilizados em diversas áreas.Etapa 7 - Conclusão
Encerre a aula reforçando os principais pontos abordados. Ele também pode utilizar esse momento para avaliar o conhecimento adquirido pelos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em construir repertório cultural por meio do contato com manifestações artísticas e culturais vinculadas à língua inglesa;
- Desenvolver habilidades como criatividade e pensamento crítico por meio da metodologia de gamificação;
- Desenvolvimento da habilidade de trabalho em equipe e colaboração.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas;
- Coerência e relevância do jogo criado pelos alunos;
- Qualidade do Mapa de Registro produzido pelos alunos;
- Organização do trabalho em grupo;
- Criatividade na apresentação do jogo.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar o objetivo da aula;
- Incentivar a escolha de um documentário de interesse dos alunos;
- Acompanhar e orientar os alunos no preenchimento do mapa de registro;
- Promover a discussão em grupo sobre a importância dos documentários na sociedade;
- Avaliar o conhecimento adquirido pelos alunos.
Ações do aluno
- Escolher um documentário de interesse para a criação do jogo;
- Trabalhar em grupo na criação do jogo;
- Criar um mapa de registro contendo os campos: Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?;
- Apresentar o jogo criado para toda a turma;
- Participar da discussão em grupo sobre a importância dos documentários na sociedade.