Aula sobre Documentary
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O documentário é um gênero cinematográfico cujo objetivo é contar histórias reais utilizando imagens, depoimentos e eventos registrados sem interferência do diretor. Trabalhar com este tema é uma forma de desenvolver a habilidade dos alunos em construir repertório cultural e aprender mais sobre a língua inglesa. Na aula, será utilizada a metodologia ativa de Sala de Aula Invertida para que os alunos possam criar um template sobre a Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade proposta. Desta forma, será possível engajar os estudantes para que eles participem ativamente da aula e possam compartilhar suas opiniões sobre a atividade.
Etapa 1 - Introdução ao tema
Apresente o tema da aula aos alunos e explique como o documentário é um gênero cinematográfico importante para aprender mais sobre a língua inglesa. Pode ser apresentado um exemplo de um documentário curto para chamar a atenção dos alunos.Etapa 2 - Explicação sobre a metodologia
Explique a metodologia de Sala de Aula Invertida e como os alunos irão criar um template da Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade proposta.Etapa 3 - Pesquisa sobre documentários
Selecione documentários de diferentes temáticas e passe para que os estudantes possam escolher o que querem assistir em casa. Forneça aos estudantes também, material informativo sobre o que é um documentário, sua estrutura e importância. Os alunos, então, deverão pesquisar sobre um documentário de sua escolha em inglês e fazer um resumo sobre o tema e a história contada.Etapa 4 - Criação do template
Os alunos deverão criar um template da Dinâmica dos 3 Qs com os campos “Que Bom”, “Que Pena” e “Que Tal”. Eles deverão preencher cada campo com base na atividade proposta e no documentário que pesquisaram.Etapa 5 - Socialização dos templates
Os alunos deverão apresentar seus templates em sala de aula e compartilhar suas opiniões sobre o documentário escolhido. Reserve um tempo para que todos possam participar.Etapa 6 - Conclusão
Conclua a aula reforçando a importância de assistir a documentários para ampliar o repertório cultural e aprofundar o aprendizado da língua inglesa.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em construir repertório cultural por meio do contato com manifestações artístico-culturais vinculadas à língua inglesa.
- Estimular o protagonismo e a participação ativa dos estudantes durante a aula.
- Proporcionar aos alunos a oportunidade de avaliar a própria aprendizagem por meio da criação do template da Dinâmica dos 3 Qs.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Qualidade da pesquisa realizada sobre o documentário escolhido.
- Clareza e organização do template da Dinâmica dos 3 Qs apresentado.
Ações do professor
- Orientar os alunos sobre o tema e a metodologia proposta.
- Proporcionar um ambiente seguro e acolhedor para que os alunos possam compartilhar suas opiniões e ideias.
- Estimular a participação ativa dos estudantes durante a aula.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre um documentário de sua escolha em inglês.
- Criar um template da Dinâmica dos 3 Qs com base na atividade proposta.
- Apresentar o template e compartilhar as opiniões sobre o documentário escolhido.