Doenças sexualmente transmissíveis

Nesta aula de Ciências, vamos conhecer as doenças sexualmente transmissíveis. Se concentre, acompanhe o vídeo, e bons estudos!

Material de apoio

Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:


Atividades (8)

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  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Selecione a alternativa certa sobre as infecções sexualmente transmissíveis:

    A) Sífilis é uma doença sexualmente transmissível causada por um vírus.

    B) Coceira intensa na região anal é um dos principais sintomas da candidíase.

    C) A transmissão do HIV acontece principalmente pela relação sexual desprotegida.

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  2. 2. Atividade aberta:

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  3. 3. Aprendizagem Baseada em Problemas:

    Doenças sexualmente transmissíveis são um problema de saúde pública mundial e afetam principalmente a população jovem. Essas doenças são transmitidas através do contato sexual desprotegido e podem ter graves consequências para a saúde, como infertilidade, câncer e até mesmo a morte. O objetivo é conscientizar os alunos sobre a importância da prevenção e dos cuidados com a saúde sexual, além de estimular o desenvolvimento de habilidades de pesquisa, solução de problemas e trabalho em equipe. Para isso, a metodologia utilizada será a Aprendizagem Baseada em Problemas, em que os alunos criarão um diário de bordo com o objetivo de identificar sintomas, modos de transmissão, tratamentos e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, com ênfase na AIDS.
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  4. 4. Aprendizagem Baseada em Projetos:

    As doenças sexualmente transmissíveis (DST) são um problema de saúde pública e social, afetando principalmente os jovens. A AIDS é uma das DST mais conhecidas e perigosas, e por isso será o foco desta aula. Além disso, será utilizada a metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos para que os alunos possam desenvolver habilidades de trabalho em grupo, pesquisa, comunicação e avaliação. Serão apresentados exemplos práticos e didáticos sobre o tema, como vídeos, imagens e textos informativos.
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  5. 5. Estudo de Caso:

    O tema "Doenças sexualmente transmissíveis" é de extrema importância para os adolescentes, pois é nessa fase que muitos começam a ter vida sexual ativa. É fundamental que os alunos conheçam as principais doenças, seus sintomas, modos de transmissão, tratamentos e, principalmente, as formas de prevenção. A metodologia ativa Estudo de Caso será utilizada, onde os alunos serão divididos em grupos e escolherão uma doença sexualmente transmissível para pesquisar e apresentar aos colegas. Para apoiar o estudo de caso, os alunos criarão infográficos com informações sobre a doença, que serão distribuídos na comunidade.
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  6. 6. Ensino Híbrido:

    A saúde sexual é um tema importante e presente na vida dos adolescentes, que muitas vezes têm dúvidas e inseguranças sobre o assunto. Vamos falar sobre as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), com ênfase na AIDS. Vamos discutir os principais sintomas, modos de transmissão e tratamento dessas doenças, além de estratégias e métodos de prevenção. É importante que os alunos entendam a gravidade dessas doenças e saibam como se prevenir, para poderem ter uma vida sexual saudável. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Ensino Híbrido, em que os alunos criam um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.
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  7. 7. Cultura Maker:

    O tema "Doenças sexualmente transmissíveis" é um assunto fundamental para a saúde e bem-estar dos jovens. Infelizmente, muitos adolescentes não têm acesso à informação adequada sobre essas doenças, o que pode levar a consequências graves. Os estudantes aprenderão sobre as principais doenças sexualmente transmissíveis, com ênfase na AIDS, e discutirão estratégias e métodos de prevenção. Para tornar a proposta mais envolvente e didática, utilizaremos a metodologia ativa Cultura Maker, na qual os alunos criarão uma fanzine em papel A4 dividido em 8 partes para desenvolver o tema e seus subtópicos. A fanzine pode ser distribuída para a comunidade escolar, para que mais pessoas tenham acesso à informação sobre o assunto.

    Temas:

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  8. 8. Aprendizagem Entre Pares:

    Doenças sexualmente transmissíveis é um tema importante e relevante para os estudantes, pois eles estão em uma fase de descobertas e mudanças corporais. É importante que eles conheçam os principais sintomas, modos de transmissão e tratamento de algumas DST, com ênfase na AIDS, e discutam estratégias e métodos de prevenção. Para trabalhar esse tema, será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos. Essa metodologia permitirá que os alunos sejam protagonistas no processo de aprendizagem, desenvolvendo habilidades de pesquisa, colaboração e comunicação.
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