Aula sobre Doencas Sexualmente Transmissiveis

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


Doenças sexualmente transmissíveis são um problema de saúde pública mundial e afetam principalmente a população jovem. Essas doenças são transmitidas através do contato sexual desprotegido e podem ter graves consequências para a saúde, como infertilidade, câncer e até mesmo a morte. O objetivo é conscientizar os alunos sobre a importância da prevenção e dos cuidados com a saúde sexual, além de estimular o desenvolvimento de habilidades de pesquisa, solução de problemas e trabalho em equipe. Para isso, a metodologia utilizada será a Aprendizagem Baseada em Problemas, em que os alunos criarão um diário de bordo com o objetivo de identificar sintomas, modos de transmissão, tratamentos e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, com ênfase na AIDS.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Iniciar a aula com uma roda de conversa para entender o que os alunos já sabem sobre o tema e para apresentar o objetivo da aula.

  2. Etapa 2 - Problematização

    Dividir a turma em grupos e entregará uma ficha com um problema relacionado às doenças sexualmente transmissíveis, como, por exemplo, "Um jovem de 17 anos está com sintomas de DST, mas tem medo de procurar ajuda médica. O que fazer?". Os alunos deverão discutir em grupo e anotar suas ideias na ficha.

  3. Etapa 3 - Geração de alternativas

    Cada grupo deverá pesquisar sobre a doença sexualmente transmissível relacionada ao seu problema e listar alternativas de tratamento e prevenção. Os alunos poderão utilizar materiais didáticos, como livros, revistas e sites confiáveis na internet.

  4. Etapa 4 - Solução

    Os grupos deverão apresentar suas alternativas para toda a turma e discutir quais as melhores opções conforme as informações pesquisadas.

  5. Etapa 5 - Diário de bordo

    Cada grupo deverá criar um diário de bordo contendo as informações pesquisadas sobre a doença sexualmente transmissível relacionada ao seu problema, incluindo sintomas, modos de transmissão, tratamentos e prevenção. O diário deverá ser entregue ao professor para avaliação.

  6. Etapa 6 - Debate

    Conduzir um debate em que os alunos poderão compartilhar as informações aprendidas sobre as doenças sexualmente transmissíveis e discutir estratégias e métodos de prevenção.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Concluir reforçando a importância da prevenção e dos cuidados com a saúde sexual.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e solução de problemas
  • Estimular o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos
  • Conscientizar os alunos sobre a importância da prevenção e dos cuidados com a saúde sexual
  • Estimular o pensamento crítico e a reflexão sobre o tema

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo
  • Pesquisa de informações confiáveis e relevantes
  • Qualidade das alternativas apresentadas
  • Conteúdo e organização do diário de bordo
  • Participação no debate final

Ações do professor

  • Conduzir a roda de conversa inicial
  • Dividir a turma em grupos e entregar as fichas com os problemas
  • Orientar os alunos durante a pesquisa e a criação do diário de bordo
  • Conduzir o debate final
  • Avaliar o conteúdo e a organização dos diários de bordo

Ações do aluno

  • Participar ativamente da roda de conversa inicial
  • Discutir em grupo e anotar as ideias na ficha
  • Pesquisar informações confiáveis e relevantes
  • Listar alternativas de tratamento e prevenção
  • Criar o diário de bordo e apresentar as informações para a turma