Aula sobre Doencas Sexualmente Transmissiveis

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


As doenças sexualmente transmissíveis (DST) são um problema de saúde pública e social, afetando principalmente os jovens. A AIDS é uma das DST mais conhecidas e perigosas, e por isso será o foco desta aula. Além disso, será utilizada a metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos para que os alunos possam desenvolver habilidades de trabalho em grupo, pesquisa, comunicação e avaliação. Serão apresentados exemplos práticos e didáticos sobre o tema, como vídeos, imagens e textos informativos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema e formação dos grupos

    Apresentar o tema e orientar os alunos a formarem grupos de três ou quatro pessoas. Cada grupo deverá escolher um líder e definir um nome para o grupo.

  2. Etapa 2 - Pesquisa sobre as DST

    Cada grupo deverá pesquisar sobre as principais DST, com ênfase na AIDS. Os alunos deverão buscar informações sobre os sintomas, modos de transmissão, tratamento e prevenção. Disponibilizar materiais de apoio, como textos, vídeos e imagens.

  3. Etapa 3 - Criação do template de avaliação por pares

    Cada grupo deverá criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Os alunos deverão preencher o template com uma nota numa escala de 1 a 5.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos trabalhos

    Cada grupo deverá apresentar seu trabalho para a turma, utilizando o template de avaliação por pares criado na etapa anterior. Os outros grupos deverão avaliar a apresentação do grupo, preenchendo o template de avaliação por pares.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo sobre as avaliações

    Os grupos deverão se reunir para discutir as avaliações recebidas e pensar em formas de melhorar seu desempenho nas próximas apresentações. Mediar a discussão e orientar os alunos a refletirem sobre os critérios de avaliação.

  6. Etapa 6 - Reflexão individual sobre a aprendizagem

    Cada aluno deverá fazer uma reflexão individual sobre o que aprendeu na aula e como a metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos contribuiu para seu aprendizado.

  7. Etapa 7 - Encerramento da aula

    Encerrar destacando os pontos positivos e negativos da atividade e incentivando os alunos a continuarem se informando sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de trabalho em grupo;
  • Estimular a pesquisa e a comunicação;
  • Desenvolver habilidades de avaliação e autoavaliação;
  • Identificar os principais sintomas, modos de transmissão e tratamento de algumas DST (com ênfase na AIDS);
  • Discutir estratégias e métodos de prevenção.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo;
  • Construção dos argumentos;
  • Apresentação e comunicação;
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e orientar os alunos a formarem grupos;
  • Disponibilizar materiais de apoio para pesquisa;
  • Mediar a discussão sobre as avaliações recebidas;
  • Estimular a reflexão individual sobre a aprendizagem;
  • Encerrar a aula e destacar os pontos positivos e negativos da atividade.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre as principais DST, com ênfase na AIDS;
  • Criar um template de avaliação por pares;
  • Apresentar o trabalho para a turma;
  • Avaliar as apresentações dos outros grupos;
  • Refletir individualmente sobre a aprendizagem.