Aula sobre Doencas Sexualmente Transmissiveis

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Doenças sexualmente transmissíveis é um tema importante e relevante para os estudantes, pois eles estão em uma fase de descobertas e mudanças corporais. É importante que eles conheçam os principais sintomas, modos de transmissão e tratamento de algumas DST, com ênfase na AIDS, e discutam estratégias e métodos de prevenção. Para trabalhar esse tema, será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos. Essa metodologia permitirá que os alunos sejam protagonistas no processo de aprendizagem, desenvolvendo habilidades de pesquisa, colaboração e comunicação.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema e dos objetivos da aula

    Apresentar o tema e os objetivos da aula, destacando a importância de conhecer as doenças sexualmente transmissíveis e suas formas de prevenção.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos e criação do mapa conceitual

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e deverão criar um mapa conceitual sobre as doenças sexualmente transmissíveis. Cada grupo deverá escolher uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. O mapa conceitual deve ser criado em papel, com canetas coloridas.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo apresentará seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias centrais e sub-ideias escolhidas e como elas se relacionam. Você poderá fazer perguntas para esclarecer dúvidas e complementar informações.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os alunos terão um tempo para discutir em grupo sobre as informações apresentadas e fazer perguntas aos colegas. Circular pela sala para acompanhar as discussões e esclarecer dúvidas.

  5. Etapa 5 - Exemplos práticos

    Apresentar exemplos práticos de prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, como o uso de camisinha, a realização de exames periódicos e o respeito ao próprio corpo e ao corpo do outro.

  6. Etapa 6 - Reflexão e avaliação

    Os alunos farão uma reflexão sobre o que aprenderam na aula e como poderão aplicar esses conhecimentos em suas vidas. Fazer uma avaliação oral dos alunos, considerando a participação nas atividades e o entendimento do tema.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa (opcional)

    Sugerir uma tarefa de casa para os alunos, como uma pesquisa sobre alguma doença sexualmente transmissível ou a criação de um material informativo para ser compartilhado com a comunidade escolar.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa, colaboração e comunicação
  • Conhecer os principais sintomas, modos de transmissão e tratamento de algumas DST, com ênfase na AIDS, e discutir estratégias e métodos de prevenção
  • Estimular a reflexão crítica sobre o tema e a importância da prevenção

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas
  • Compreensão dos conceitos apresentados
  • Capacidade de trabalhar em grupo e colaborar com os colegas
  • Reflexão crítica sobre o tema e a importância da prevenção
  • Qualidade da apresentação do mapa conceitual

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os objetivos da aula
  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual
  • Estimular a discussão em grupo e esclarecer dúvidas
  • Apresentar exemplos práticos de prevenção
  • Avaliar o aprendizado dos alunos e fazer uma reflexão final

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas
  • Criar um mapa conceitual sobre as doenças sexualmente transmissíveis
  • Discutir em grupo e fazer perguntas aos colegas
  • Refletir sobre o tema e a importância da prevenção
  • Apresentar o mapa conceitual com clareza e objetividade.