Aula sobre Doencas Sexualmente Transmissiveis

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


O tema "Doenças sexualmente transmissíveis" é um assunto fundamental para a saúde e bem-estar dos jovens. Infelizmente, muitos adolescentes não têm acesso à informação adequada sobre essas doenças, o que pode levar a consequências graves. Os estudantes aprenderão sobre as principais doenças sexualmente transmissíveis, com ênfase na AIDS, e discutirão estratégias e métodos de prevenção. Para tornar a proposta mais envolvente e didática, utilizaremos a metodologia ativa Cultura Maker, na qual os alunos criarão uma fanzine em papel A4 dividido em 8 partes para desenvolver o tema e seus subtópicos. A fanzine pode ser distribuída para a comunidade escolar, para que mais pessoas tenham acesso à informação sobre o assunto.

Temas:


  1. Etapa 1 - Introdução

    Iniciar a aula com uma roda de conversa sobre o tema, perguntando aos alunos o que eles já sabem sobre as doenças sexualmente transmissíveis. Em seguida, fazer uma breve apresentação sobre o assunto, explicando o que são DSTs, como elas são transmitidas e quais são as principais doenças.

  2. Etapa 2 - Pesquisa e criação da fanzine

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 pessoas e receberão um papel A4 dividido em 8 partes. Cada grupo deverá pesquisar sobre um tópico relacionado às DSTs, como sintomas, transmissão, tratamento e prevenção. Eles devem criar uma arte para cada parte da fanzine, com informações sobre o tópico escolhido. Os alunos podem usar imagens, textos, gráficos e outras formas de expressão para apresentar as informações.

  3. Etapa 3 - Apresentação das fanzines

    Cada grupo apresentará sua fanzine para a turma. Os alunos terão a oportunidade de explicar as informações apresentadas e responder a perguntas dos colegas.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os alunos se reunirão em grupos para discutir as informações apresentadas nas fanzines e as estratégias de prevenção das DSTs. Circular entre os grupos para tirar dúvidas e orientar as discussões.

  5. Etapa 5 - Reflexão individual

    Os alunos farão uma reflexão individual sobre o que aprenderam na aula e sobre a importância da prevenção das DSTs. Eles podem escrever em um caderno ou em um papel e, se quiserem, compartilhar suas reflexões com a turma.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Realizar uma breve síntese da atividade e reforçar a importância da prevenção das DSTs.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar os principais sintomas, modos de transmissão e tratamento de algumas DSTs, com ênfase na AIDS.
  • Discutir estratégias e métodos de prevenção das DSTs.
  • Estimular a criatividade e a expressão dos alunos por meio da criação da fanzine.
  • Promover o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de reflexão crítica sobre a importância da prevenção das DSTs.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na roda de conversa e nas discussões em grupo.
  • Qualidade das informações apresentadas na fanzine.
  • Criatividade e originalidade na criação da fanzine.
  • Coerência e clareza na apresentação da fanzine.
  • Reflexão crítica e pessoal sobre o tema.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na pesquisa e criação da fanzine.
  • Tirar dúvidas e orientar as discussões em grupo.
  • Estimular a participação de todos os alunos.
  • Fazer uma síntese da aula e reforçar a importância da prevenção das DSTs.
  • Avaliar o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da roda de conversa e das discussões em grupo.
  • Realizar pesquisas e criar as artes para a fanzine.
  • Apresentar a fanzine para a turma.
  • Participar das discussões em grupo.
  • Refletir criticamente sobre o tema.