Aula sobre Doencas Sexualmente Transmissiveis
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
O tema "Doenças sexualmente transmissíveis" é um assunto fundamental para a saúde e bem-estar dos jovens. Infelizmente, muitos adolescentes não têm acesso à informação adequada sobre essas doenças, o que pode levar a consequências graves. Os estudantes aprenderão sobre as principais doenças sexualmente transmissíveis, com ênfase na AIDS, e discutirão estratégias e métodos de prevenção. Para tornar a proposta mais envolvente e didática, utilizaremos a metodologia ativa Cultura Maker, na qual os alunos criarão uma fanzine em papel A4 dividido em 8 partes para desenvolver o tema e seus subtópicos. A fanzine pode ser distribuída para a comunidade escolar, para que mais pessoas tenham acesso à informação sobre o assunto.
Temas:
Etapa 1 - Introdução
Iniciar a aula com uma roda de conversa sobre o tema, perguntando aos alunos o que eles já sabem sobre as doenças sexualmente transmissíveis. Em seguida, fazer uma breve apresentação sobre o assunto, explicando o que são DSTs, como elas são transmitidas e quais são as principais doenças.Etapa 2 - Pesquisa e criação da fanzine
Os alunos serão divididos em grupos de 4 pessoas e receberão um papel A4 dividido em 8 partes. Cada grupo deverá pesquisar sobre um tópico relacionado às DSTs, como sintomas, transmissão, tratamento e prevenção. Eles devem criar uma arte para cada parte da fanzine, com informações sobre o tópico escolhido. Os alunos podem usar imagens, textos, gráficos e outras formas de expressão para apresentar as informações.Etapa 3 - Apresentação das fanzines
Cada grupo apresentará sua fanzine para a turma. Os alunos terão a oportunidade de explicar as informações apresentadas e responder a perguntas dos colegas.Etapa 4 - Discussão em grupo
Após as apresentações, os alunos se reunirão em grupos para discutir as informações apresentadas nas fanzines e as estratégias de prevenção das DSTs. Circular entre os grupos para tirar dúvidas e orientar as discussões.Etapa 5 - Reflexão individual
Os alunos farão uma reflexão individual sobre o que aprenderam na aula e sobre a importância da prevenção das DSTs. Eles podem escrever em um caderno ou em um papel e, se quiserem, compartilhar suas reflexões com a turma.Etapa 6 - Encerramento
Realizar uma breve síntese da atividade e reforçar a importância da prevenção das DSTs.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar os principais sintomas, modos de transmissão e tratamento de algumas DSTs, com ênfase na AIDS.
- Discutir estratégias e métodos de prevenção das DSTs.
- Estimular a criatividade e a expressão dos alunos por meio da criação da fanzine.
- Promover o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a capacidade dos alunos de reflexão crítica sobre a importância da prevenção das DSTs.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na roda de conversa e nas discussões em grupo.
- Qualidade das informações apresentadas na fanzine.
- Criatividade e originalidade na criação da fanzine.
- Coerência e clareza na apresentação da fanzine.
- Reflexão crítica e pessoal sobre o tema.
Ações do professor
- Orientar os alunos na pesquisa e criação da fanzine.
- Tirar dúvidas e orientar as discussões em grupo.
- Estimular a participação de todos os alunos.
- Fazer uma síntese da aula e reforçar a importância da prevenção das DSTs.
- Avaliar o desempenho dos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente da roda de conversa e das discussões em grupo.
- Realizar pesquisas e criar as artes para a fanzine.
- Apresentar a fanzine para a turma.
- Participar das discussões em grupo.
- Refletir criticamente sobre o tema.