Aula sobre Doencas Sexualmente Transmissiveis
Metodologia ativa - Estudo de Caso
Por que usar essa metodologia?
- O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.
Você sabia?
O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.
O tema "Doenças sexualmente transmissíveis" é de extrema importância para os adolescentes, pois é nessa fase que muitos começam a ter vida sexual ativa. É fundamental que os alunos conheçam as principais doenças, seus sintomas, modos de transmissão, tratamentos e, principalmente, as formas de prevenção. A metodologia ativa Estudo de Caso será utilizada, onde os alunos serão divididos em grupos e escolherão uma doença sexualmente transmissível para pesquisar e apresentar aos colegas. Para apoiar o estudo de caso, os alunos criarão infográficos com informações sobre a doença, que serão distribuídos na comunidade.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Iniciar a aula explicando sobre as doenças sexualmente transmissíveis, seus sintomas, modos de transmissão, tratamentos e prevenção. Será feita uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar o que já sabem sobre o assunto.Etapa 2 - Formação dos grupos
Os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas. Cada grupo escolherá uma doença sexualmente transmissível para pesquisar e apresentar aos colegas.Etapa 3 - Identificação do problema
Os grupos deverão pesquisar sobre a doença escolhida, identificar o problema e definir a temática da pesquisa.Etapa 4 - Levantamento de dados
Os grupos deverão realizar entrevistas com pessoas reais, pesquisas em livros e internet para coletar informações sobre a doença escolhida.Etapa 5 - Análise do contexto
Os grupos deverão analisar os dados coletados e identificar o que causa a doença, se é possível evitar e como.Etapa 6 - Comparação
Os grupos deverão comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais.Etapa 7 - Soluções
Os grupos deverão apresentar soluções para contribuir com a disseminação da informação sobre a doença escolhida. Como produto final, os alunos deverão criar infográficos com as informações sobre a doença escolhida e distribuir na comunidade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar os principais sintomas, modos de transmissão e tratamento de algumas DST (com ênfase na AIDS), e discutir estratégias e métodos de prevenção.
- Estimular a pesquisa e a análise crítica dos dados coletados.
- Desenvolver a capacidade de apresentação oral e escrita dos alunos.
Critérios de avaliação
- Participação e envolvimento dos alunos nas atividades propostas.
- Qualidade das pesquisas realizadas e das informações apresentadas.
- Criatividade e clareza dos infográficos produzidos.
Ações do professor
- Orientar os grupos na escolha da doença a ser pesquisada.
- Auxiliar os alunos na realização das pesquisas e análise dos dados coletados.
- Dar feedbacks constantes sobre as atividades realizadas.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Realizar as pesquisas e análise dos dados coletados com empenho e dedicação.
- Produzir infográficos criativos e claros para serem distribuídos na comunidade.