Aula sobre Doencas Sexualmente Transmissiveis

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


O tema "Doenças sexualmente transmissíveis" é de extrema importância para os adolescentes, pois é nessa fase que muitos começam a ter vida sexual ativa. É fundamental que os alunos conheçam as principais doenças, seus sintomas, modos de transmissão, tratamentos e, principalmente, as formas de prevenção. A metodologia ativa Estudo de Caso será utilizada, onde os alunos serão divididos em grupos e escolherão uma doença sexualmente transmissível para pesquisar e apresentar aos colegas. Para apoiar o estudo de caso, os alunos criarão infográficos com informações sobre a doença, que serão distribuídos na comunidade.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Iniciar a aula explicando sobre as doenças sexualmente transmissíveis, seus sintomas, modos de transmissão, tratamentos e prevenção. Será feita uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar o que já sabem sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas. Cada grupo escolherá uma doença sexualmente transmissível para pesquisar e apresentar aos colegas.

  3. Etapa 3 - Identificação do problema

    Os grupos deverão pesquisar sobre a doença escolhida, identificar o problema e definir a temática da pesquisa.

  4. Etapa 4 - Levantamento de dados

    Os grupos deverão realizar entrevistas com pessoas reais, pesquisas em livros e internet para coletar informações sobre a doença escolhida.

  5. Etapa 5 - Análise do contexto

    Os grupos deverão analisar os dados coletados e identificar o que causa a doença, se é possível evitar e como.

  6. Etapa 6 - Comparação

    Os grupos deverão comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais.

  7. Etapa 7 - Soluções

    Os grupos deverão apresentar soluções para contribuir com a disseminação da informação sobre a doença escolhida. Como produto final, os alunos deverão criar infográficos com as informações sobre a doença escolhida e distribuir na comunidade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar os principais sintomas, modos de transmissão e tratamento de algumas DST (com ênfase na AIDS), e discutir estratégias e métodos de prevenção.
  • Estimular a pesquisa e a análise crítica dos dados coletados.
  • Desenvolver a capacidade de apresentação oral e escrita dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação e envolvimento dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade das pesquisas realizadas e das informações apresentadas.
  • Criatividade e clareza dos infográficos produzidos.

Ações do professor

  • Orientar os grupos na escolha da doença a ser pesquisada.
  • Auxiliar os alunos na realização das pesquisas e análise dos dados coletados.
  • Dar feedbacks constantes sobre as atividades realizadas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Realizar as pesquisas e análise dos dados coletados com empenho e dedicação.
  • Produzir infográficos criativos e claros para serem distribuídos na comunidade.