Aula sobre Dos Povos Nomades As Civilizacoes Hidraulicas

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A aula "Dos povos nômades às civilizações hidráulicas" tem como objetivo apresentar aos alunos a evolução das sociedades humanas desde os povos nômades até as civilizações hidráulicas, destacando as modificações realizadas na natureza e na paisagem. Para contextualizar o tema, você pode apresentar exemplos de como a água é utilizada em diferentes sociedades, como a construção de açudes, barragens e canais, além de mostrar como a agricultura e a pecuária foram se desenvolvendo ao longo do tempo. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os alunos serão desafiados a criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Dos povos nômades às civilizações hidráulicas" e explicar a importância do estudo da evolução das sociedades humanas. Os alunos serão convidados a participar da aula, fazendo perguntas e comentários sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e receberão um problema para discutir em grupo. O problema pode ser: "Como os povos nômades se adaptaram ao ambiente em que viviam?" ou "Como as civilizações hidráulicas utilizavam a água para se desenvolverem?". Estimule-os a refletirem sobre as próprias dúvidas sobre o tema. Cada grupo deverá discutir o problema e apresentar suas conclusões para a turma.

  3. Etapa 3 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos serão desafiados a criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena e Que tal. O objetivo é que os alunos avaliem a atividade e identifiquem pontos positivos, negativos e sugestões de melhoria. Oriente os alunos na criação do template.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos templates

    Cada grupo irá apresentar seu template de Dinâmica dos 3 Qs para a turma. Registre as sugestões de melhoria e os pontos positivos e negativos identificados pelos alunos.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos novamente e deverão discutir as sugestões de melhoria apresentadas pelos colegas. Cada grupo deverá apresentar suas conclusões para a turma.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula e destacar os pontos mais importantes.Convide os estudantes a fazerem perguntas e comentários sobre a atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em escrever modificações da natureza e da paisagem realizadas por diferentes tipos de sociedade.
  • Estimular a criatividade e a participação dos alunos na aula.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar a atividade e identificar pontos positivos, negativos e sugestões de melhoria.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na aula.
  • Qualidade da discussão em grupo.
  • Criatividade na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Identificação correta dos pontos positivos, negativos e sugestões de melhoria.
  • Qualidade da apresentação do template.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância do estudo da evolução das sociedades humanas.
  • Dividir os alunos em grupos e orientá-los na discussão do problema.
  • Orientar os alunos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Registrar as sugestões de melhoria e os pontos positivos e negativos identificados pelos alunos.
  • Fazer uma conclusão sobre a aula e destacar os pontos mais importantes.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da aula.
  • Discutir o problema em grupo e apresentar suas conclusões para a turma.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena e Que tal.
  • Apresentar o template para a turma.
  • Discutir as sugestões de melhoria apresentadas pelos colegas e apresentar suas conclusões para a turma.