Aula sobre Dos Povos Nomades As Civilizacoes Hidraulicas
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
A aula "Dos povos nômades às civilizações hidráulicas" tem como objetivo apresentar aos alunos a evolução das sociedades humanas desde os povos nômades até as civilizações hidráulicas, destacando as transformações realizadas na natureza e na paisagem. Para tornar a aula mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos criarão um diário de bordo em grupo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. Serão apresentados exemplos práticos e didáticos sobre o tema, como a construção de canais de irrigação pelos antigos egípcios e a domesticação de animais pelos povos nômades.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema da aula e explique a metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos.Etapa 2 - Formação dos grupos
Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e receberão as orientações para a criação do diário de bordo.Etapa 3 - Pesquisa
Os grupos realizarão pesquisas sobre os povos nômades e as civilizações hidráulicas, destacando as transformações realizadas na natureza e na paisagem. Eles deverão preencher o campo de Problema do diário de bordo, identificando os principais desafios enfrentados pelos povos nômades e pelas civilizações hidráulicas.Etapa 4 - Geração de alternativas
Os grupos deverão preencher o campo de Geração de Alternativas do diário de bordo, apresentando possíveis soluções para os problemas identificados na etapa anterior.Etapa 5 - Solução
Os grupos deverão preencher o campo de Solução do diário de bordo, escolhendo a melhor alternativa para resolver os problemas identificados.Etapa 6 - Apresentação dos diários de bordo
Cada grupo apresentará seu diário de bordo para a turma, destacando as principais transformações realizadas pelos povos nômades e pelas civilizações hidráulicas.Etapa 7 - Discussão em grupo
A turma discutirá em grupo as transformações realizadas pelos povos nômades e pelas civilizações hidráulicas, destacando a natureza e a lógica dessas transformações.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em escrever modificações da natureza e da paisagem realizadas por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos indígenas originários e povos africanos.
- Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e em apresentar suas ideias de forma clara e objetiva.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na pesquisa e na elaboração do diário de bordo.
- Qualidade das soluções apresentadas pelos grupos para os problemas identificados.
- Clareza e objetividade na apresentação dos diários de bordo.
Ações do professor
- Apresentar o tema e a metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos.
- Orientar os alunos na pesquisa e na elaboração do diário de bordo.
- Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
Ações do aluno
- Realizar pesquisas sobre os povos nômades e as civilizações hidráulicas.
- Elaborar o diário de bordo em grupo, preenchendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.
- Apresentar o diário de bordo para a turma e participar da discussão em grupo.