Aula sobre Dos Povos Nomades As Civilizacoes Hidraulicas

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A aula "Dos povos nômades às civilizações hidráulicas" tem como objetivo apresentar aos alunos a evolução das sociedades humanas desde os povos nômades até as civilizações hidráulicas, destacando as transformações realizadas na natureza e na paisagem. Para tornar a aula mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos criarão um diário de bordo em grupo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. Serão apresentados exemplos práticos e didáticos sobre o tema, como a construção de canais de irrigação pelos antigos egípcios e a domesticação de animais pelos povos nômades.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explique a metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e receberão as orientações para a criação do diário de bordo.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os grupos realizarão pesquisas sobre os povos nômades e as civilizações hidráulicas, destacando as transformações realizadas na natureza e na paisagem. Eles deverão preencher o campo de Problema do diário de bordo, identificando os principais desafios enfrentados pelos povos nômades e pelas civilizações hidráulicas.

  4. Etapa 4 - Geração de alternativas

    Os grupos deverão preencher o campo de Geração de Alternativas do diário de bordo, apresentando possíveis soluções para os problemas identificados na etapa anterior.

  5. Etapa 5 - Solução

    Os grupos deverão preencher o campo de Solução do diário de bordo, escolhendo a melhor alternativa para resolver os problemas identificados.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos diários de bordo

    Cada grupo apresentará seu diário de bordo para a turma, destacando as principais transformações realizadas pelos povos nômades e pelas civilizações hidráulicas.

  7. Etapa 7 - Discussão em grupo

    A turma discutirá em grupo as transformações realizadas pelos povos nômades e pelas civilizações hidráulicas, destacando a natureza e a lógica dessas transformações.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em escrever modificações da natureza e da paisagem realizadas por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos indígenas originários e povos africanos.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e em apresentar suas ideias de forma clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na pesquisa e na elaboração do diário de bordo.
  • Qualidade das soluções apresentadas pelos grupos para os problemas identificados.
  • Clareza e objetividade na apresentação dos diários de bordo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos.
  • Orientar os alunos na pesquisa e na elaboração do diário de bordo.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisas sobre os povos nômades e as civilizações hidráulicas.
  • Elaborar o diário de bordo em grupo, preenchendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.
  • Apresentar o diário de bordo para a turma e participar da discussão em grupo.