Aula sobre Dos Povos Nomades As Civilizacoes Hidraulicas
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
A aula “Dos povos nômades às civilizações hidráulicas” apresenta aos alunos a evolução das sociedades humanas desde os povos nômades até as civilizações hidráulicas, destacando as transformações realizadas na natureza e na paisagem. Para contextualizar o tema, o professor pode utilizar exemplos práticos como a construção de barragens, canais de irrigação, represas, entre outros, utilizados até hoje para modificar a natureza e garantir a sobrevivência das sociedades. A metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares será utilizada para os alunos poderem desenvolver habilidades de escrita e comunicação, além de trabalhar em grupo e avaliar o desempenho dos colegas.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize a aula, destacando a importância das transformações realizadas pelas sociedades humanas na natureza e na paisagem.Etapa 2 - Divisão dos grupos
Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas, garantindo a diversidade de habilidades e conhecimentos em cada grupo.Etapa 3 - Pesquisa
Cada grupo irá pesquisar sobre um dos povos nômades ou civilizações hidráulicas apresentados por você. Eles deverão buscar informações sobre as transformações realizadas na natureza e na paisagem, destacando as principais características do povo ou civilização escolhida. Peça para que eles façam anotações sobre suas aprendizagens.Etapa 4 - Troca de grupos
Reorganize os grupos de modo que cada um deles contenha pelo menos um aluno dos grupos anteriores.Etapa 5 - Apresentação dos estudantes
Cada estudante explicará sobre os aprendizados que obteve no estudo da etapa 4. Nesse momento, circule pela sala, estimulando a participação de todos. Os estudantes devem explicar com suas próprias palavras e tirar eventuais dúvidas de seus colegas.Etapa 6 - Conclusão
Conclua a aula destacando a importância das transformações realizadas pelas sociedades humanas na natureza e na paisagem, e como elas influenciaram no desenvolvimento das civilizações.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de escrita e comunicação dos alunos.
- Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a capacidade de comunicação.
- Estimular a pesquisa e o interesse dos alunos pelo tema.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo.
- Construção dos argumentos.
- Apresentação e comunicação.
- Desempenho geral.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar a aula.
- Dividir os alunos em grupos.
- Orientar os alunos na pesquisa e nas discussões em grupo.
- Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks.
- Concluir a aula e destacar a importância do tema.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre os povos nômades ou civilizações hidráulicas.
- Apresentar os colegas de grupos.
- Participar ativamente das atividades propostas pelo professor.