Aula sobre Dos Povos Nomades As Civilizacoes Hidraulicas

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A aula “Dos povos nômades às civilizações hidráulicas” apresenta aos alunos a evolução das sociedades humanas desde os povos nômades até as civilizações hidráulicas, destacando as transformações realizadas na natureza e na paisagem. Para contextualizar o tema, o professor pode utilizar exemplos práticos como a construção de barragens, canais de irrigação, represas, entre outros, utilizados até hoje para modificar a natureza e garantir a sobrevivência das sociedades. A metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares será utilizada para os alunos poderem desenvolver habilidades de escrita e comunicação, além de trabalhar em grupo e avaliar o desempenho dos colegas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a aula, destacando a importância das transformações realizadas pelas sociedades humanas na natureza e na paisagem.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas, garantindo a diversidade de habilidades e conhecimentos em cada grupo.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Cada grupo irá pesquisar sobre um dos povos nômades ou civilizações hidráulicas apresentados por você. Eles deverão buscar informações sobre as transformações realizadas na natureza e na paisagem, destacando as principais características do povo ou civilização escolhida. Peça para que eles façam anotações sobre suas aprendizagens.

  4. Etapa 4 - Troca de grupos

    Reorganize os grupos de modo que cada um deles contenha pelo menos um aluno dos grupos anteriores.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos estudantes

    Cada estudante explicará sobre os aprendizados que obteve no estudo da etapa 4. Nesse momento, circule pela sala, estimulando a participação de todos. Os estudantes devem explicar com suas próprias palavras e tirar eventuais dúvidas de seus colegas.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Conclua a aula destacando a importância das transformações realizadas pelas sociedades humanas na natureza e na paisagem, e como elas influenciaram no desenvolvimento das civilizações.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de escrita e comunicação dos alunos.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade de comunicação.
  • Estimular a pesquisa e o interesse dos alunos pelo tema.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a aula.
  • Dividir os alunos em grupos.
  • Orientar os alunos na pesquisa e nas discussões em grupo.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks.
  • Concluir a aula e destacar a importância do tema.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre os povos nômades ou civilizações hidráulicas.
  • Apresentar os colegas de grupos.
  • Participar ativamente das atividades propostas pelo professor.