Aula sobre Dos Povos Nomades As Civilizacoes Hidraulicas

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


A aula "Criando um Fanzine: Dos povos nômades às civilizações hidráulicas" tem como objetivo apresentar aos alunos a evolução das sociedades humanas desde os povos nômades até as civilizações hidráulicas, por meio da criação de um fanzine. O fanzine será uma forma criativa e interativa de explorar o tema, permitindo aos alunos expressar suas ideias e conhecimentos de maneira visual e textual. A metodologia utilizada será a criação colaborativa do fanzine em grupos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula apresentando o tema e contextualizando a importância da evolução das sociedades humanas desde os povos nômades até as civilizações hidráulicas. Explique aos alunos que eles criarão um fanzine para contar essa história de forma criativa.

  2. Etapa 2 - Pesquisa em grupo

    Divida os alunos em grupos e atribua a cada grupo uma civilização hidráulica específica, como o Egito Antigo, a Mesopotâmia ou a civilização Maia. Cada grupo deverá pesquisar sobre a civilização designada, suas características, conquistas, sistemas hidráulicos e outras informações relevantes.

  3. Etapa 3 - Criação do conteúdo do fanzine

    Cada grupo deverá usar as informações pesquisadas para criar o conteúdo do fanzine. Eles podem elaborar textos informativos, curiosidades, histórias em quadrinhos, ilustrações, diagramas ou qualquer outro formato que considerem adequado para transmitir a evolução da civilização hidráulica designada.

  4. Etapa 4 - Design e montagem do fanzine

    Os grupos deverão criar o design do fanzine, definindo a disposição do conteúdo, o estilo das ilustrações e a organização das informações. Eles podem utilizar papel, canetas coloridas, lápis de cor, recortes de revistas, cola e outros materiais para a montagem do fanzine.

  5. Etapa 5 - Criação dos diários de bordo

    Cada aluno criará seu próprio Diário de Bordo, onde registrarão suas reflexões, descobertas e aprendizados durante a pesquisa e criação do fanzine. O diário pode conter escritos, desenhos, colagens ou qualquer forma de expressão que os alunos desejarem.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos fanzines e do diário de bordo

    Cada grupo terá a oportunidade de apresentar seu fanzine para a turma. Durante as apresentações, os alunos poderão explicar as escolhas de design, compartilhar curiosidades e destacar os aspectos mais relevantes da civilização hidráulica abordada.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula sobre as transformações realizadas na natureza e na paisagem pelos povos nômades e pelas civilizações hidráulicas, destacando a importância da preservação ambiental. Também dê um feedback sobre as atividades realizadas pelos estudantes.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em “escrever modificações da natureza e da paisagem realizadas por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos indígenas originários e povos africanos, e discutir a natureza e a lógica das transformações ocorridas.”
  • Estimular a criatividade e a expressão dos alunos por meio da criação de um fanzine.
  • Estimular a pesquisa em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na pesquisa em grupo e na criação do diário de bordo.
  • Qualidade do fanzine e do diário de bordo
  • Qualidade da apresentação do fanzine e do diário de bordo, incluindo a capacidade de destacar as transformações realizadas na natureza e na paisagem pelos povos nômades e pelas civilizações hidráulicas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a metodologia ativa Cultura Maker.
  • Orientar os grupos na pesquisa e criação do conteúdo do fanzine.
  • Estimular a pesquisa em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Avaliar a participação e o desempenho dos alunos.
  • Promover a discussão em grupo e a reflexão sobre as transformações realizadas na natureza e na paisagem.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da pesquisa sobre a civilização hidráulica atribuída ao grupo.
  • Contribuir na criação do conteúdo do fanzine, utilizando informações pesquisadas.
  • Apresentar o diário de bordo para a turma.
  • Colaborar na elaboração do design e da montagem do fanzine.
  • Criar o Diário de Bordo e registrar suas reflexões e aprendizados.