Aula sobre Dos Povos Nomades As Civilizacoes Hidraulicas
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
A aula “Dos povos nômades às civilizações hidráulicas” visa apresentar aos alunos a evolução das sociedades humanas desde os povos nômades até as civilizações hidráulicas. Para contextualizar o tema, utilize exemplos práticos como a construção de barragens, canais de irrigação e sistemas de drenagem, utilizados até hoje para modificar a natureza e a paisagem. Explique como essas transformações ocorreram ao longo do tempo e como elas foram importantes para o desenvolvimento das sociedades humanas. A metodologia utilizada será a Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e cada grupo será responsável por uma atividade relacionada ao tema.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula apresentando o tema e contextualizando-o com exemplos práticos. Em seguida, explique como a metodologia Rotação por estações será utilizada na aula.Etapa 2 - Estação 1 - Povos nômades
Nesta estação, os alunos deverão analisar uma imagem e ler um texto que apresenta as principais características dos povos nômades e como eles viviam. Os estudantes devem fazer uma análise da imagem e do texto e depois fazer uma lista dessas características apresentadas.Etapa 3 - Estação 2 - Civilizações hidráulicas
Nesta estação, os alunos deverão pesquisar sobre algumas civilizações hidráulicas e como Egito Antigo, a Mesopotâmia, a civilização Maia. Disponibilize materiais como livros, revistas e vídeos para auxiliar na pesquisa. Ao final, os alunos deverão escrever as semelhanças e as diferenças entre essas sociedades.Etapa 4 - Estação 3 - Transformações da natureza e da paisagem
Nesta estação, os alunos deverão pesquisar sobre as transformações da natureza e da paisagem realizadas por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos indígenas originários e povos africanos. Disponibilize materiais como livros, revistas e vídeos para auxiliar na pesquisa. Disponibilize também materiais como cartolinas, lápis de cor e canetas. Eles deverão criar cartazes ilustrativos que representem as transformações da natureza e da paisagem realizadas pelos povos indígenas originários e povos africanos.Etapa 5 - Discussão em grupo
Após as estações, os alunos deverão discutir em grupo as transformações da natureza e da paisagem realizadas por diferentes tipos de sociedade. Auxilie na discussão e estimule a participação de todos os alunos.Etapa 6 - Conclusão
Encerre a aula fazendo uma síntese do que foi aprendido e reforçando a importância das transformações da natureza e da paisagem para o desenvolvimento das sociedades humanas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em escrever modificações da natureza e da paisagem realizadas por diferentes tipos de sociedade.
- Estimular a pesquisa e discussão em grupo.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em discutir e argumentar sobre um tema.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na pesquisa em grupo.
- Participação ativa na discussão em grupo.
- Participação ativa em todas as estações.
- Escrita clara e objetiva sobre as transformações da natureza e da paisagem realizadas por diferentes tipos de sociedade.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizá-lo com exemplos práticos.
- Auxiliar na pesquisa e na apresentação dos trabalhos em grupo.
- Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
- Fazer uma síntese do que foi aprendido ao final da aula.
- Estimular a escrita clara e objetiva sobre o tema.
Ações do aluno
- Participar ativamente da pesquisa e da discussão em grupo.
- Argumentar e defender ideias.
- Realizar as atividades sobre as transformações da natureza e da paisagem realizadas por diferentes tipos de sociedade.
- Respeitar os demais colegas durante a aula.