Aula sobre Dos Povos Nomades As Civilizacoes Hidraulicas

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A aula “Dos povos nômades às civilizações hidráulicas” visa apresentar aos alunos a evolução das sociedades humanas desde os povos nômades até as civilizações hidráulicas. Para contextualizar o tema, o professor pode utilizar exemplos práticos como a construção de represas, canais de irrigação e sistemas de drenagem, utilizados até hoje em diversas partes do mundo. O professor também pode destacar a importância da água para a sobrevivência das sociedades humanas e como a sua gestão foi fundamental para o desenvolvimento das civilizações. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a importância da água para as sociedades humanas. Os alunos serão incentivados a compartilhar suas experiências com a água e como ela é utilizada em suas vidas.

  2. Etapa 2 - Vídeo

    Escolha um vídeo sobre o tema para os estudantes assistirem em casa. Os alunos assistirão a um vídeo sobre a evolução das sociedades humanas desde os povos nômades até as civilizações hidráulicas.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Em sala, os alunos serão divididos em grupos e deverão discutir sobre as transformações realizadas pela sociedade na natureza e na paisagem. Cada grupo deverá criar um mapa mental com as principais ideias discutidas.

  4. Etapa 4 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos deverão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena e Que tal. O objetivo é que os alunos avaliem a atividade e compartilhem suas opiniões sobre o tema.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos templates

    Cada grupo deverá apresentar seu template e compartilhar suas opiniões sobre a atividade.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Conclua a aula reforçando a importância da água para as sociedades humanas e como a sua gestão foi fundamental para o desenvolvimento das civilizações.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em escrever modificações da natureza e da paisagem realizadas por diferentes tipos de sociedade.
  • Discutir a natureza e a lógica das transformações ocorridas.
  • Estimular a criatividade e a participação dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
  • Qualidade do template de Dinâmica dos 3 Qs criado pelos alunos.
  • Clareza e objetividade na apresentação dos templates pelos grupos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância da água para as sociedades humanas.
  • Selecionar o vídeo sobre a evolução das sociedades humanas desde os povos nômades até as civilizações hidráulicas.
  • Estimular a participação dos alunos na discussão em grupo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena e Que tal.
  • Apresentar o template criado pelo grupo e compartilhar suas opiniões sobre a atividade.