Aula sobre Dos Povos Nomades As Civilizacoes Hidraulicas
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A aula “Dos povos nômades às civilizações hidráulicas” visa apresentar aos alunos a evolução das sociedades humanas desde os povos nômades até as civilizações hidráulicas. Para contextualizar o tema, o professor pode utilizar exemplos práticos como a construção de represas, canais de irrigação e sistemas de drenagem, utilizados até hoje em diversas partes do mundo. O professor também pode destacar a importância da água para a sobrevivência das sociedades humanas e como a sua gestão foi fundamental para o desenvolvimento das civilizações. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize a importância da água para as sociedades humanas. Os alunos serão incentivados a compartilhar suas experiências com a água e como ela é utilizada em suas vidas.Etapa 2 - Vídeo
Escolha um vídeo sobre o tema para os estudantes assistirem em casa. Os alunos assistirão a um vídeo sobre a evolução das sociedades humanas desde os povos nômades até as civilizações hidráulicas.Etapa 3 - Discussão em grupo
Em sala, os alunos serão divididos em grupos e deverão discutir sobre as transformações realizadas pela sociedade na natureza e na paisagem. Cada grupo deverá criar um mapa mental com as principais ideias discutidas.Etapa 4 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos deverão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena e Que tal. O objetivo é que os alunos avaliem a atividade e compartilhem suas opiniões sobre o tema.Etapa 5 - Apresentação dos templates
Cada grupo deverá apresentar seu template e compartilhar suas opiniões sobre a atividade.Etapa 6 - Conclusão
Conclua a aula reforçando a importância da água para as sociedades humanas e como a sua gestão foi fundamental para o desenvolvimento das civilizações.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em escrever modificações da natureza e da paisagem realizadas por diferentes tipos de sociedade.
- Discutir a natureza e a lógica das transformações ocorridas.
- Estimular a criatividade e a participação dos alunos na construção do conhecimento.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
- Qualidade do template de Dinâmica dos 3 Qs criado pelos alunos.
- Clareza e objetividade na apresentação dos templates pelos grupos.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar a importância da água para as sociedades humanas.
- Selecionar o vídeo sobre a evolução das sociedades humanas desde os povos nômades até as civilizações hidráulicas.
- Estimular a participação dos alunos na discussão em grupo.
Ações do aluno
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena e Que tal.
- Apresentar o template criado pelo grupo e compartilhar suas opiniões sobre a atividade.