Doutrina Monroe

Nessa aula de História, vamos estudar sobre a Doutrina Monroe! Bora aprender?!🌎🇺🇸


Atividades (8)

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  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    O presidente estadunidense James Monroe anunciou em 1823 uma política que pregava a não interferência europeia no continente americano. Uma frase quemarcou esse movimento é “América para os americanos”. Qual o nome dessa política?

    A) Big Stick.

    B) Doutrina Monroe.

    C) 13 colônias.

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  2. 2. Atividade aberta:

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  3. 3. Design Sprint:

    A Doutrina Monroe é um tema importante para entender as relações entre os Estados Unidos da América e a América Latina no século XIX. Ela foi criada em 1823 pelo presidente americano James Monroe e tinha como objetivo principal impedir a interferência de outras potências europeias nas Américas. A Doutrina Monroe foi uma forma de os Estados Unidos afirmarem sua hegemonia na região e de se posicionarem como protetores dos países latino-americanos. Para trabalhar esse tema, utilizaremos a metodologia Design Sprint, que é uma forma de estimular a criatividade e a colaboração dos alunos. Eles irão criar um template de Design Sprint com 5 etapas para desenvolver o tema e seus subtópicos.
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  4. 4. Design Thinking:

    A Doutrina Monroe é um tema importante para entender as relações entre os Estados Unidos e a América Latina no século XIX. Ela foi criada em 1823 pelo presidente americano James Monroe e afirmava que a América Latina era uma área de influência exclusiva dos Estados Unidos, ou seja, nenhum país europeu poderia intervir nos assuntos dos países latino-americanos. Essa doutrina foi usada pelos Estados Unidos para justificar sua intervenção em vários países da América Latina, como Cuba, Porto Rico e Panamá. É importante que os alunos entendam como essa doutrina afetou a América Latina e como ela ainda é relevante nos dias de hoje. Os alunos irão criar um mapa de empatia para entender melhor como a Doutrina Monroe afetou as pessoas na América Latina.
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  5. 5. Gamificação:

    A Doutrina Monroe foi uma política externa dos Estados Unidos da América que teve grande impacto na América Latina no século XIX. Ela afirmava que a América era um continente destinado a ser governado pelos americanos e que qualquer intervenção europeia seria vista como uma ameaça à segurança dos Estados Unidos. Essa doutrina foi usada como justificativa para a expansão territorial dos EUA e para a intervenção em países latino-americanos. Para tornar esse momento mais envolvente e didático, os alunos irão criar um jogo de tabuleiro que aborda o tema e seus subtópicos, como a expansão territorial dos EUA, a Guerra Mexicano-Americana e a intervenção dos EUA em países latino-americanos.
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  6. 6. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    A Doutrina Monroe é um tema importante para entender as relações entre os Estados Unidos da América e a América Latina no século XIX. Ela foi criada em 1823 pelo presidente americano James Monroe e tinha como objetivo principal impedir a interferência de outras potências europeias nas Américas. A Doutrina Monroe foi usada pelos Estados Unidos para justificar sua expansão territorial e influência política na América Latina. É importante que os alunos entendam como essa doutrina afetou a região e como ela ainda é relevante nos dias de hoje. Uutilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) para que os alunos possam discutir e avaliar a Doutrina Monroe.
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  7. 7. Rotação por estações:

    A Doutrina Monroe é um tema importante para entender as relações entre os Estados Unidos e a América Latina no século XIX. Ela foi criada em 1823 pelo presidente americano James Monroe e tinha como objetivo principal impedir a interferência de outras potências europeias nas Américas. A Doutrina Monroe foi usada pelos Estados Unidos para justificar sua expansão territorial e influência política na América Latina. É importante que os alunos entendam como essa doutrina afetou a história da região e como ela ainda é relevante nos dias de hoje. Utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações para que os alunos possam aprender de forma mais dinâmica e participativa.
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  8. 8. Sala de Aula Invertida:

    A Doutrina Monroe é um tema importante para entender as relações entre os Estados Unidos e a América Latina no século XIX. Ela foi criada em 1823 pelo presidente americano James Monroe e tinha como objetivo principal impedir a interferência de outras potências europeias nas Américas. A Doutrina Monroe foi usada pelos Estados Unidos para justificar sua expansão territorial e influência política na região. Para trabalhar esse tema, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
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