Aula sobre Doutrina Monroe

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A Doutrina Monroe é um tema importante para entender as relações entre os Estados Unidos da América e a América Latina no século XIX. Ela foi criada em 1823 pelo presidente americano James Monroe e tinha como objetivo principal impedir a interferência de outras potências europeias nas Américas. A Doutrina Monroe foi uma forma de os Estados Unidos afirmarem sua hegemonia na região e de se posicionarem como protetores dos países latino-americanos. Para trabalhar esse tema, utilizaremos a metodologia Design Sprint, que é uma forma de estimular a criatividade e a colaboração dos alunos. Eles irão criar um template de Design Sprint com 5 etapas para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente a Doutrina Monroe e explique seu contexto histórico. Os alunos deverão fazer anotações e tirar dúvidas.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos irão se dividir em grupos e criar um mapa mental sobre a Doutrina Monroe, destacando seus principais pontos e consequências.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Cada grupo irá apresentar seu mapa mental e os alunos irão votar no melhor. O grupo vencedor irá apresentar seu mapa mental para a turma.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Faça a divisão da turma em grupos menores e cada grupo irá escolher um país latino-americano para analisar como a Doutrina Monroe afetou suas relações com os Estados Unidos. Eles deverão criar um infográfico com as informações coletadas.

  5. Etapa 5 - Testar

    Cada grupo irá apresentar seu infográfico para a turma e os alunos irão avaliar a qualidade e a clareza das informações apresentadas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Caracterizar e contextualizar aspectos das relações entre os Estados Unidos da América e a América Latina no século XIX.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em analisar e interpretar informações históricas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos em todas as etapas do Design Sprint.
  • Qualidade e clareza das informações apresentadas nos mapas mentais e infográficos.
  • Coerência e consistência das informações apresentadas em relação ao tema.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Estimular a participação ativa dos alunos em todas as etapas do Design Sprint.
  • Orientar os alunos na criação dos mapas mentais e infográficos.

Ações do aluno

  • Fazer anotações e tirar dúvidas durante a apresentação do tema.
  • Trabalhar em grupo na criação dos mapas mentais e infográficos.
  • Apresentar seus trabalhos para a turma e avaliar os trabalhos dos colegas.