Aula sobre Doutrina Monroe

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A Doutrina Monroe é um tema importante para entender as relações entre os Estados Unidos e a América Latina no século XIX. Ela foi criada em 1823 pelo presidente americano James Monroe e afirmava que a América Latina era uma área de influência exclusiva dos Estados Unidos, ou seja, nenhum país europeu poderia intervir nos assuntos dos países latino-americanos. Essa doutrina foi usada pelos Estados Unidos para justificar sua intervenção em vários países da América Latina, como Cuba, Porto Rico e Panamá. É importante que os alunos entendam como essa doutrina afetou a América Latina e como ela ainda é relevante nos dias de hoje. Os alunos irão criar um mapa de empatia para entender melhor como a Doutrina Monroe afetou as pessoas na América Latina.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente a Doutrina Monroe e explique sua importância para as relações entre os Estados Unidos e a América Latina. Os alunos irão discutir em grupos como essa doutrina afetou a América Latina.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia para entender melhor como a Doutrina Monroe afetou as pessoas na América Latina. Eles irão preencher os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos" para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo como a Doutrina Monroe afetou as pessoas na América Latina com base no mapa de empatia criado. Oriente a discussão e faça perguntas para estimular o debate.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de como a Doutrina Monroe afetou a América Latina, como a Guerra Hispano-Americana e a construção do Canal do Panamá. Os alunos irão discutir em grupos como esses exemplos se relacionam com o mapa de empatia criado.

  5. Etapa 5 - Síntese

    Os alunos irão fazer uma síntese do que foi discutido e como a Doutrina Monroe afetou a América Latina. Oriente a síntese e faça perguntas para estimular a reflexão.

  6. Etapa 6 - Tarefa de casa

    Os alunos podem ser convidados a pesquisar mais sobre a Doutrina Monroe e como ela afetou outros países da América Latina. Eles podem apresentar suas descobertas na próxima aula.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos na discussão em grupo e na criação do mapa de empatia.

Intencionalidades pedagógicas

  • Caracterizar e contextualizar aspectos das relações entre os Estados Unidos da América e a América Latina no século XIX.
  • Estimular a reflexão crítica dos alunos sobre a Doutrina Monroe e suas consequências para a América Latina.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e discutir ideias de forma colaborativa.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Criação de um mapa de empatia completo e bem elaborado.
  • Síntese clara e objetiva do que foi discutido.

Ações do professor

  • Apresentar a Doutrina Monroe e explicar sua importância para as relações entre os Estados Unidos e a América Latina.
  • Orientar a discussão em grupo e fazer perguntas para estimular o debate.
  • Apresentar exemplos práticos de como a Doutrina Monroe afetou a América Latina.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia para entender melhor como a Doutrina Monroe afetou as pessoas na América Latina.
  • Discutir em grupo como a Doutrina Monroe afetou as pessoas na América Latina com base no mapa de empatia criado.
  • Fazer uma síntese do que foi discutido na aula e como a Doutrina Monroe afetou a América Latina.