Aula sobre Doutrina Monroe

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A Doutrina Monroe foi uma política externa dos Estados Unidos da América que teve grande impacto na América Latina no século XIX. Ela afirmava que a América era um continente destinado a ser governado pelos americanos e que qualquer intervenção europeia seria vista como uma ameaça à segurança dos Estados Unidos. Essa doutrina foi usada como justificativa para a expansão territorial dos EUA e para a intervenção em países latino-americanos. Para tornar esse momento mais envolvente e didático, os alunos irão criar um jogo de tabuleiro que aborda o tema e seus subtópicos, como a expansão territorial dos EUA, a Guerra Mexicano-Americana e a intervenção dos EUA em países latino-americanos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente a Doutrina Monroe e seus objetivos. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos e receberão as instruções para criar o jogo de tabuleiro.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos irão pesquisar sobre a Doutrina Monroe e seus subtópicos. Eles devem coletar informações e imagens para usar no jogo.

  3. Etapa 3 - Criação do jogo

    Os alunos irão criar o jogo de tabuleiro, incluindo o tabuleiro com 51 casas, o dado, os pinos e os cards de perguntas e ações. Eles devem usar as informações coletadas na pesquisa para criar as perguntas e ações.

  4. Etapa 4 - Teste do jogo

    Os grupos irão testar os jogos criados pelos outros grupos e dar feedback sobre a jogabilidade e a precisão das informações.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo sobre a Doutrina Monroe e seus impactos na América Latina. Oriente a discussão e incentive a participação de todos.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo irá apresentar seu jogo para a turma e explicar como ele aborda o tema e seus subtópicos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão e reforce os principais pontos abordados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Caracterizar e contextualizar aspectos das relações entre os Estados Unidos da América e a América Latina no século XIX.
  • Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos na criação do jogo de tabuleiro.
  • Incentivar a participação e a colaboração dos alunos em grupo.

Critérios de avaliação

  • Precisão das informações apresentadas no jogo.
  • Criatividade na criação do jogo de tabuleiro.
  • Participação e colaboração em grupo.
  • Clareza na apresentação do jogo.
  • Envolvimento e interesse na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar a Doutrina Monroe e seus objetivos.
  • Dividir os alunos em grupos e dar instruções claras para a criação do jogo de tabuleiro.
  • Guiar a discussão em grupo e incentivar a participação de todos.
  • Dar feedback sobre os jogos criados pelos alunos.
  • Fazer uma conclusão e reforçar os principais pontos abordados.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a Doutrina Monroe e seus subtópicos.
  • Criar o jogo de tabuleiro com precisão e criatividade.
  • Testar os jogos criados pelos outros grupos e dar feedback.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Apresentar o jogo criado para a turma de forma clara e envolvente.