Aula sobre Doutrina Monroe
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
A Doutrina Monroe é um tema importante para entender as relações entre os Estados Unidos da América e a América Latina no século XIX. Ela foi criada em 1823 pelo presidente americano James Monroe e tinha como objetivo principal impedir a interferência de outras potências europeias nas Américas. A Doutrina Monroe foi usada pelos Estados Unidos para justificar sua expansão territorial e influência política na América Latina. É importante que os alunos entendam como essa doutrina afetou a região e como ela ainda é relevante nos dias de hoje. Uutilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) para que os alunos possam discutir e avaliar a Doutrina Monroe.
Etapa 1 - Introdução
Apresente a Doutrina Monroe e explique seu contexto histórico. Os alunos devem fazer anotações sobre o tema.Etapa 2 - Divisão em grupos
Os alunos devem ser divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.Etapa 3 - Criação do template de avaliação por rúbrica
Cada grupo deve criar um template de avaliação por rúbrica contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para avaliar a Doutrina Monroe e seus subtópicos.Etapa 4 - Debate em grupo
Cada grupo deve discutir a Doutrina Monroe e seus subtópicos, utilizando o template de avaliação por rúbrica criado na etapa anterior. Auxilie os alunos durante este momento.Etapa 5 - Apresentação dos resultados
Cada grupo deve apresentar seus resultados e conclusões sobre a Doutrina Monroe. Faça a mediação da discussão e estimule a participação dos alunos.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma breve conclusão e reforce a importância da Doutrina Monroe para entender as relações entre os Estados Unidos da América e a América Latina no século XIX.
Intencionalidades pedagógicas
- Caracterizar e contextualizar aspectos das relações entre os Estados Unidos da América e a América Latina no século XIX.
- Estimular a participação ativa dos alunos.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar e discutir um tema histórico.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos no debate em grupo.
- Utilização correta do template de avaliação por rúbrica.
- Coerência e clareza na apresentação dos resultados.
Ações do professor
- Apresentar a Doutrina Monroe e explicar seu contexto histórico.
- Mediar a discussão e estimular a participação dos alunos.
- Fazer uma breve conclusão e reforçar a importância da Doutrina Monroe.
Ações do aluno
- Criar um template de avaliação por rúbrica contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido.
- Discutir a Doutrina Monroe e seus subtópicos em grupo.
- Apresentar seus resultados e conclusões sobre a Doutrina Monroe.