Aula sobre Doutrina Monroe

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A Doutrina Monroe é um tema importante para entender as relações entre os Estados Unidos da América e a América Latina no século XIX. Ela foi criada em 1823 pelo presidente americano James Monroe e tinha como objetivo principal impedir a interferência de outras potências europeias nas Américas. A Doutrina Monroe foi usada pelos Estados Unidos para justificar sua expansão territorial e influência política na América Latina. É importante que os alunos entendam como essa doutrina afetou a região e como ela ainda é relevante nos dias de hoje. Uutilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) para que os alunos possam discutir e avaliar a Doutrina Monroe.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente a Doutrina Monroe e explique seu contexto histórico. Os alunos devem fazer anotações sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Os alunos devem ser divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  3. Etapa 3 - Criação do template de avaliação por rúbrica

    Cada grupo deve criar um template de avaliação por rúbrica contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para avaliar a Doutrina Monroe e seus subtópicos.

  4. Etapa 4 - Debate em grupo

    Cada grupo deve discutir a Doutrina Monroe e seus subtópicos, utilizando o template de avaliação por rúbrica criado na etapa anterior. Auxilie os alunos durante este momento.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo deve apresentar seus resultados e conclusões sobre a Doutrina Monroe. Faça a mediação da discussão e estimule a participação dos alunos.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão e reforce a importância da Doutrina Monroe para entender as relações entre os Estados Unidos da América e a América Latina no século XIX.

Intencionalidades pedagógicas

  • Caracterizar e contextualizar aspectos das relações entre os Estados Unidos da América e a América Latina no século XIX.
  • Estimular a participação ativa dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar e discutir um tema histórico.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos no debate em grupo.
  • Utilização correta do template de avaliação por rúbrica.
  • Coerência e clareza na apresentação dos resultados.

Ações do professor

  • Apresentar a Doutrina Monroe e explicar seu contexto histórico.
  • Mediar a discussão e estimular a participação dos alunos.
  • Fazer uma breve conclusão e reforçar a importância da Doutrina Monroe.

Ações do aluno

  • Criar um template de avaliação por rúbrica contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido.
  • Discutir a Doutrina Monroe e seus subtópicos em grupo.
  • Apresentar seus resultados e conclusões sobre a Doutrina Monroe.