Aula sobre Doutrina Monroe

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A Doutrina Monroe é um tema importante para entender as relações entre os Estados Unidos e a América Latina no século XIX. Ela foi criada em 1823 pelo presidente americano James Monroe e tinha como objetivo principal impedir a interferência de outras potências europeias nas Américas. A Doutrina Monroe foi usada pelos Estados Unidos para justificar sua expansão territorial e influência política na América Latina. É importante que os alunos entendam como essa doutrina afetou a história da região e como ela ainda é relevante nos dias de hoje. Utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações para que os alunos possam aprender de forma mais dinâmica e participativa.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente a Doutrina Monroe e explique seu contexto histórico. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos para a rotação por estações.

  2. Etapa 2 - Rotação por Estações

    Estação 1 - Leitura e análise de documentos

    Os alunos irão ler e analisar documentos históricos que abordam a Doutrina Monroe. Eles deverão identificar as principais ideias e conceitos presentes nos documentos e discutir em grupo.

    Estação 2 - Debate

    Os alunos irão participar de um debate sobre a Doutrina Monroe. Eles deverão defender diferentes pontos de vista sobre o tema e argumentar com base em fatos históricos.

    Estação 3 - Criação de infográficos

    Os alunos irão criar infográficos sobre a Doutrina Monroe. Eles deverão utilizar imagens e informações relevantes para explicar o tema de forma clara e objetiva.


  3. Etapa 3 - Conclusão

    Reúna a turma e faça uma síntese das atividades realizadas. Os alunos poderão compartilhar suas reflexões e aprendizados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Caracterizar e contextualizar aspectos das relações entre os Estados Unidos da América e a América Latina no século XIX.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e interpretar documentos históricos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade dos argumentos apresentados no debate.
  • Clareza e objetividade na criação dos infográficos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos nas atividades propostas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos.

Ações do aluno

  • Ler e analisar documentos históricos.
  • Participar ativamente do debate.
  • Criar infográficos sobre o tema.