Aula sobre Doutrina Monroe
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
A Doutrina Monroe é um tema importante para entender as relações entre os Estados Unidos e a América Latina no século XIX. Ela foi criada em 1823 pelo presidente americano James Monroe e tinha como objetivo principal impedir a interferência de outras potências europeias nas Américas. A Doutrina Monroe foi usada pelos Estados Unidos para justificar sua expansão territorial e influência política na América Latina. É importante que os alunos entendam como essa doutrina afetou a história da região e como ela ainda é relevante nos dias de hoje. Utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações para que os alunos possam aprender de forma mais dinâmica e participativa.
Etapa 1 - Introdução
Apresente a Doutrina Monroe e explique seu contexto histórico. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos para a rotação por estações.Etapa 2 - Rotação por Estações
Estação 1 - Leitura e análise de documentosOs alunos irão ler e analisar documentos históricos que abordam a Doutrina Monroe. Eles deverão identificar as principais ideias e conceitos presentes nos documentos e discutir em grupo.
Estação 2 - Debate
Os alunos irão participar de um debate sobre a Doutrina Monroe. Eles deverão defender diferentes pontos de vista sobre o tema e argumentar com base em fatos históricos.
Estação 3 - Criação de infográficos
Os alunos irão criar infográficos sobre a Doutrina Monroe. Eles deverão utilizar imagens e informações relevantes para explicar o tema de forma clara e objetiva.
Etapa 3 - Conclusão
Reúna a turma e faça uma síntese das atividades realizadas. Os alunos poderão compartilhar suas reflexões e aprendizados.
Intencionalidades pedagógicas
- Caracterizar e contextualizar aspectos das relações entre os Estados Unidos da América e a América Latina no século XIX.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e interpretar documentos históricos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Qualidade dos argumentos apresentados no debate.
- Clareza e objetividade na criação dos infográficos.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Orientar os alunos nas atividades propostas.
- Estimular a participação ativa dos alunos.
Ações do aluno
- Ler e analisar documentos históricos.
- Participar ativamente do debate.
- Criar infográficos sobre o tema.