Aula sobre Doutrina Monroe

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A Doutrina Monroe é um tema importante para entender as relações entre os Estados Unidos e a América Latina no século XIX. Ela foi criada em 1823 pelo presidente americano James Monroe e tinha como objetivo principal impedir a interferência de outras potências europeias nas Américas. A Doutrina Monroe foi usada pelos Estados Unidos para justificar sua expansão territorial e influência política na região. Para trabalhar esse tema, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma breve introdução sobre a Doutrina Monroe e sua importância para as relações entre os Estados Unidos e a América Latina no século XIX. Os alunos poderão fazer perguntas e comentários sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Vídeo

    Os alunos assistirão a um vídeo sobre a Doutrina Monroe e suas implicações na América Latina. Indique um vídeo de sua escolha ou utilizar o seguinte: https://www.youtube.com/watch?v=JZLJLjJGJZ8

  3. Etapa 3 - Leitura

    Os alunos farão a leitura de um texto sobre a Doutrina Monroe e responderão a algumas perguntas sobre o tema. Indique um texto de sua escolha ou utilizar o seguinte: https://www.todamateria.com.br/doutrina-monroe/

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos para discutir as implicações da Doutrina Monroe na América Latina. Cada grupo deverá apresentar suas conclusões para a turma.

  5. Etapa 5 - Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena, Que tal, para avaliar a atividade. Eles deverão preencher o template com suas opiniões sobre a aula e a metodologia utilizada.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre a importância de entender a Doutrina Monroe para compreender as relações entre os Estados Unidos e a América Latina no século XIX.

Intencionalidades pedagógicas

  • Caracterizar e contextualizar aspectos das relações entre os Estados Unidos e a América Latina no século XIX.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na aula, por meio da metodologia ativa Sala de Aula Invertida.
  • Avaliar a atividade por meio da Dinâmica dos 3 Qs.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
  • Qualidade das respostas às perguntas sobre a Doutrina Monroe.
  • Qualidade do template de Dinâmica dos 3 Qs preenchido pelos alunos.

Ações do professor

  • Selecionar um vídeo e um texto sobre a Doutrina Monroe.
  • Dividir os alunos em grupos para a discussão em grupo.
  • Orientar os alunos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo sobre a Doutrina Monroe.
  • Fazer a leitura do texto sobre a Doutrina Monroe e responder às perguntas.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Criar o template de Dinâmica dos 3 Qs e preenchê-lo com suas opiniões sobre a aula e a metodologia utilizada.
  • Apresentar as conclusões do grupo para a turma.