Aula sobre Dramaturgia Cinematografica

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A dramaturgia cinematográfica é uma técnica utilizada na produção de filmes e séries, que envolve a criação de personagens, roteiros e diálogos. É uma arte cujo objetivo é contar histórias de forma visual e emocionante, utilizando recursos como a fotografia, a trilha sonora e a edição. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre os elementos da dramaturgia cinematográfica e criar um diário de bordo para registrar suas ideias e soluções para um problema proposto.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema e definição do problema

    Apresente o tema da aula e defina o problema que os alunos irão resolver em grupo. O problema pode ser algo como: "Criar uma cena de suspense utilizando os elementos da dramaturgia cinematográfica".

  2. Etapa 2 - Geração de alternativas

    Os alunos irão trabalhar em grupo para gerar alternativas para o problema proposto. Eles podem fazer um brainstorming e anotar todas as ideias que surgirem.

  3. Etapa 3 - Seleção da melhor alternativa

    Os alunos irão discutir em grupo e selecionar a melhor alternativa para resolver o problema proposto.

  4. Etapa 4 - Criação da cena

    Os alunos irão trabalhar em grupo para criar a cena utilizando os elementos da dramaturgia cinematográfica.

  5. Etapa 5 - Apresentação da cena

    Os grupos irão apresentar suas cenas para a turma.

  6. Etapa 6 - Registro no diário de bordo

    Os alunos irão registrar no diário de bordo as etapas do projeto, as ideias geradas, a solução escolhida e a criação da cena.

  7. Etapa 7 - Avaliação final

    Avalie o desempenho dos alunos durante todo o projeto, considerando os critérios estabelecidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar e analisar elementos da dramaturgia cinematográfica.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo.
  • Desenvolver a habilidade de avaliar o próprio desempenho e o dos colegas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e colaborativa do grupo.
  • Utilização correta dos elementos da dramaturgia cinematográfica.
  • Criatividade e originalidade na criação da cena.
  • Qualidade da apresentação.
  • Registro completo e organizado das etapas do projeto.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na geração de ideias.
  • Estimular a colaboração e a troca de ideias entre os alunos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos conforme os critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Participar da definição do problema.
  • Identificar os elementos da dramaturgia cinematográfica.
  • Contribuir com ideias para a criação da cena.
  • Avaliar o próprio desempenho e o dos colegas.