Aula sobre Dramaturgia Cinematografica

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A dramaturgia cinematográfica é a arte de contar histórias através do cinema. É a combinação de elementos visuais, sonoros e narrativos para criar uma experiência única para o espectador. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre os elementos da dramaturgia cinematográfica e como eles são utilizados para contar histórias no cinema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique o que é a dramaturgia cinematográfica. Os alunos serão incentivados a fazer perguntas e a compartilhar suas experiências com filmes.

  2. Etapa 2 - Estações

    Os alunos serão divididos em grupos e irão participar de estações que abordam diferentes elementos da dramaturgia cinematográfica. As estações podem incluir:

    \- Estação 1: Roteiro - Os alunos irão aprender sobre a importância do roteiro e como ele é utilizado para contar histórias no cinema.

    \- Estação 2: Fotografia - Os alunos irão aprender sobre a importância da fotografia e como ela é utilizada para criar atmosferas e emoções nos filmes.

    \- Estação 3: Som - Os alunos irão aprender sobre a importância do som e como ele é utilizado para criar emoções e transmitir informações nos filmes.


  3. Etapa 3 - Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos _Que bom_, _Que pena_, _Que tal_, que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em grupos para discutir o que aprenderam nas estações e como os elementos da dramaturgia cinematográfica são utilizados para contar histórias no cinema.

  5. Etapa 5 - Exemplos práticos

    Apresente mais alguns exemplos de filmes que utilizam a dramaturgia cinematográfica de forma eficiente e os alunos irão discutir como os elementos da dramaturgia cinematográfica foram utilizados nesses filmes.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar para a turma o que aprendeu nas estações e como os elementos da dramaturgia cinematográfica são utilizados para contar histórias no cinema.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Os alunos irão utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e compartilhar suas opiniões sobre o que foi aprendido.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e analisar diferentes estilos cênicos.
  • Contextualizar os diferentes estilos cênicos no tempo e no espaço.
  • Aprimorar a capacidade de apreciação da estética teatral.

Critérios de avaliação

  • Participação nas estações.
  • Participação na discussão em grupo.
  • Qualidade da apresentação.
  • Utilização adequada do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Participação na avaliação final.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula.
  • Dividir os alunos em grupos.
  • Explicar as estações.
  • Estimular a discussão em grupo.
  • Avaliar a atividade.

Ações do aluno

  • Participar das estações.
  • Discutir em grupo.
  • Criar uma apresentação.
  • Utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Avaliar a atividade.