Aula sobre Dramaturgia Cinematografica

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A dramaturgia cinematográfica é a arte de contar histórias por meio de imagens em movimento. Ela envolve a criação de roteiros, a escolha de atores, a direção de cena, a fotografia e a edição. É uma forma de arte que consegue emocionar e transformar a vida das pessoas. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre os elementos da dramaturgia cinematográfica e como eles são utilizados para contar histórias.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a importância da dramaturgia cinematográfica. Faça uma breve discussão sobre filmes que os alunos já assistiram e o que eles acharam deles.

  2. Etapa 2 - Sala de aula invertida

    Os alunos irão assistir a um vídeo sobre dramaturgia cinematográfica em casa. O vídeo deve ser curto e objetivo, com no máximo 5 minutos. Disponibilize o vídeo em um pendrive para que os alunos possam assistir em casa.

  3. Etapa 3 - Mapa conceitual

    Na sala de aula, os alunos irão criar um mapa conceitual sobre dramaturgia cinematográfica. O mapa deve conter uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Explique como fazer um mapa conceitual e dê exemplos.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se dividir em grupos de 4 ou 5 pessoas para discutir seus mapas conceituais. Cada grupo deve escolher um líder para apresentar o mapa conceitual para a turma.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo irá apresentar seu mapa conceitual para a turma. Faça perguntas para estimular a discussão e aprofundar o tema.

  6. Etapa 6 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de filmes que utilizam os elementos da dramaturgia cinematográfica. Os alunos irão analisar os filmes e identificar os elementos utilizados.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma breve reflexão sobre a aula e pergunte aos alunos o que eles aprenderam. Os alunos irão responder em voz alta enquanto você escreve um resumo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e analisar diferentes estilos cênicos, contextualizando-os no tempo e no espaço de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética teatral.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de síntese dos alunos na criação do mapa conceitual.
  • Desenvolver a capacidade de trabalho em grupo e a habilidade de comunicação oral.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa conceitual.
  • Qualidade da apresentação do mapa conceitual.
  • Capacidade de análise dos filmes apresentados.
  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Participação ativa na reflexão final.

Ações do professor

  • Explicar o tema da aula e sua importância.
  • Apresentar exemplos práticos de filmes.
  • Estimular a discussão em grupo.
  • Fazer perguntas para aprofundar o tema.
  • Fazer uma reflexão final sobre a aula.

Ações do aluno

  • Criar um mapa conceitual sobre dramaturgia cinematográfica.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Analisar os filmes apresentados.
  • Apresentar o mapa conceitual para a turma.
  • Participar da reflexão final.