Aula sobre Dramaturgia Circense

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A dramaturgia circense é uma forma de arte que mistura elementos do circo e do teatro para contar histórias de forma lúdica e divertida. Essa técnica é muito utilizada em espetáculos de circo e pode ser encontrada em diversas produções artísticas, como filmes, séries e até mesmo em desenhos animados. Nesta aula, os alunos serão convidados a criar um template de design sprint para desenvolver o tema e seus subtópicos, a fim de aprimorar a capacidade de apreciação da estética teatral.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente aos alunos o conceito de dramaturgia circense e suas características, mostre um vídeo de um espetáculo circense que utilize a técnica. Em seguida, proponha um debate em grupo para que os alunos possam compartilhar suas percepções sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Divida os alunos em grupos e oriente-os na criação de um esboço de uma história que possa ser contada utilizando a dramaturgia circense. Cada grupo deverá apresentar sua ideia para a turma. Forneça algumas palavras-chave para ajudar os alunos a desenvolverem suas ideias, como "palhaço", "malabarismo", "acrobacias", "música", entre outras.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Após a apresentação das ideias, a turma irá escolher uma história para ser desenvolvida. Os alunos deverão votar na história que mais gostaram e justificar sua escolha. Uma opção é fazer uma votação on-line para que os alunos possam escolher a história de forma democrática.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Com a história escolhida, os alunos irão criar um roteiro e definir os personagens e as cenas que serão apresentadas. Cada grupo deverá criar um esboço da cena que irá apresentar. Forneça alguns materiais para que os alunos possam criar os elementos cênicos, como tecidos coloridos, bolas de malabarismo, entre outros.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os grupos irão apresentar suas cenas para a turma e receberão feedbacks dos colegas. Em seguida, faça uma discussão em grupo sobre as cenas apresentadas e como a dramaturgia circense foi utilizada em cada uma delas. Você pode criar uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar suas impressões sobre as cenas apresentadas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar e analisar diferentes estilos cênicos.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação de histórias.
  • Promover a colaboração e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Criatividade na criação da história e na utilização da dramaturgia circense.
  • Coerência do roteiro e das cenas apresentadas.
  • Habilidade em receber e dar feedbacks construtivos.
  • Aplicação dos conceitos aprendidos na criação das cenas.

Ações do professor

  • Apresentar os conceitos de dramaturgia circense e design sprint de forma clara e objetiva.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Fornecer feedbacks construtivos para os alunos durante as apresentações.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação das histórias.
  • Promover a colaboração e o trabalho em grupo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Contribuir com ideias criativas na criação das histórias.
  • Trabalhar em grupo de forma colaborativa.
  • Receber e dar feedbacks construtivos durante as apresentações.
  • Aplicar os conceitos aprendidos na criação das cenas.