Aula sobre Dramaturgia Circense

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A dramaturgia circense é uma forma de arte que combina técnicas circenses com elementos teatrais, criando um espetáculo que encanta e emociona o público. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a história e as características da dramaturgia circense, além de desenvolverem a habilidade de identificar e analisar diferentes estilos cênicos. Para isso, será utilizada a metodologia ativa _Design Thinking_, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para entender melhor as emoções e necessidades dos personagens circenses.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a metodologia Design Thinking. Divida os alunos em grupos e entregue a tarefa de criar um mapa de empatia para um personagem circense.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Com base na sua orientação, os alunos irão criar o mapa de empatia, preenchendo os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Circule pela sala para auxiliar os alunos e tirar dúvidas.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos mapas

    Cada grupo irá apresentar seu mapa de empatia para a turma, explicando as emoções e necessidades do personagem circense escolhido.

  4. Etapa 4 - História da dramaturgia circense

    Apresente a história da dramaturgia circense, desde suas origens até os dias atuais. Aborde os principais estilos cênicos, como o palhaço, o malabarismo e a acrobacia.

  5. Etapa 5 - Características da dramaturgia circense

    Estimule uma discussão em grupo sobre as características da dramaturgia circense, como a utilização de elementos teatrais e a interação com o público. Cada grupo irá apresentar suas conclusões para a turma.

  6. Etapa 6 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de espetáculos circenses, como o Cirque du Soleil e o Picadeiro da Escola Nacional de Circo. Os alunos irão analisar os elementos teatrais e circenses presentes nos espetáculos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma síntese da aula e os alunos terão a oportunidade de fazer perguntas e tirar dúvidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar e analisar diferentes estilos cênicos.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo.
  • Proporcionar uma aprendizagem mais significativa e envolvente.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Qualidade do mapa de empatia criado.
  • Compreensão dos conceitos de dramaturgia circense e seus estilos cênicos.
  • Análise crítica dos exemplos práticos apresentados.
  • Participação construtiva na síntese e discussão final.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a metodologia _Design Thinking_.
  • Auxiliar os alunos na criação do mapa de empatia.
  • Apresentar a história e as características da dramaturgia circense.
  • Estimular a discussão em grupo e a análise crítica dos exemplos práticos.
  • Fazer uma síntese e discussão final.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Criar um mapa de empatia para um personagem circense.
  • Discutir em grupo as características da dramaturgia circense.
  • Analisar criticamente os exemplos práticos apresentados.
  • Participar construtivamente da síntese e discussão final.