Aula sobre Dramaturgia Circense

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


A dramaturgia circense é uma forma de arte que mistura teatro, circo e outras expressões artísticas. Ela é caracterizada pela presença de personagens, enredo e diálogos, além de números circenses como malabarismo, acrobacias e palhaçadas. É uma forma de arte que tem origem no circo e que tem se popularizado cada vez mais em outras áreas, como o teatro e a televisão. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a dramaturgia circense e como ela pode ser utilizada para contar histórias e emocionar o público.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique o que é a dramaturgia circense. Em seguida, mostre exemplos de espetáculos circenses que utilizam a dramaturgia, como o Cirque du Soleil.

  2. Etapa 2 - Estudo de caso

    Divida a turma em grupos e escolha um tema para cada grupo. Os temas podem ser: amor, amizade, superação, aventura, entre outros. Cada grupo deverá criar uma história que envolva o tema escolhido e que seja contada através da dramaturgia circense.

  3. Etapa 3 - Levantamento de dados

    Cada grupo deverá pesquisar sobre o tema escolhido e coletar informações que possam ser utilizadas na criação da história. Eles podem entrevistar pessoas reais, pesquisar na internet e em livros.

  4. Etapa 4 - Análise do contexto

    Cada grupo deverá analisar o contexto da história que criaram e identificar o que causa o problema apresentado na história. Eles também deverão pensar em soluções para o problema. Oriente e auxilia os alunos durante o processo.

  5. Etapa 5 - Comparação

    Cada grupo deverá comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais e verificar se a história criada é coerente com a realidade.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada grupo deverá apresentar sua história para a turma utilizando a dramaturgia circense.

  7. Etapa 7 - Reflexão

    Estimule uma reflexão com a turma sobre a importância da dramaturgia circense. Além disso, dê feedbacks sobre as apresentações e estimule a participação dos alunos na discussão.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e analisar diferentes estilos cênicos, contextualizando-os no tempo e no espaço de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética teatral.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalho em grupo dos alunos.
  • Desenvolver a capacidade de pesquisa e análise crítica dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Coerência da história criada com o tema escolhido.
  • Qualidade da pesquisa realizada pelos alunos.
  • Criatividade na apresentação da história utilizando a dramaturgia circense.
  • Qualidade do infográfico criado pelos alunos.
  • Participação e colaboração dos alunos durante toda a atividade.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar o que é a dramaturgia circense.
  • Dividir a turma em grupos e escolher um tema para cada grupo.
  • Orientar os alunos na criação da história e na pesquisa.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos durante toda a atividade.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo na criação da história e no infográfico.
  • Realizar pesquisas e coletar informações sobre o tema escolhido.
  • Apresentar a história utilizando a dramaturgia circense.
  • Criar um infográfico para disseminar a informação.
  • Participar ativamente durante toda a atividade.