Aula sobre Dramaturgia Circense
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
A dramaturgia circense é uma forma de arte que combina habilidades circenses com elementos teatrais para contar uma história. É uma forma de teatro físico que usa técnicas de malabarismo, acrobacias e equilíbrio para criar personagens e situações. A dramaturgia circense pode ser encontrada em espetáculos de circo, teatro e até mesmo em filmes e programas de televisão. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre diferentes estilos cênicos e como eles são usados na dramaturgia circense, aprimorando sua capacidade de apreciação da estética teatral.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e explique o que é a dramaturgia circense. Em seguida, divida a turma em três grupos, que serão as estações.Etapa 2 - Estação 1 - Acrobacias
Os alunos irão aprender sobre as acrobacias utilizadas na dramaturgia circense. Apresente exemplos de acrobacias e os alunos irão praticá-las em duplas ou trios. O objetivo é que os alunos aprendam a identificar as acrobacias em uma cena de teatro circense.Etapa 3 - Estação 2 - Malabarismo
Os alunos irão aprender sobre o malabarismo utilizado na dramaturgia circense. Apresente exemplos de malabarismo e os alunos irão praticá-lo em duplas ou trios. O objetivo é que os alunos aprendam a identificar o malabarismo em uma cena de teatro circense.Etapa 4 - Estação 3 - Equilíbrio
Os alunos irão aprender sobre o equilíbrio utilizado na dramaturgia circense. Apresente exemplos de equilíbrio e os alunos irão praticá-lo em duplas ou trios. O objetivo é que os alunos aprendam a identificar o equilíbrio em uma cena de teatro circense.Etapa 5 - Conclusão
Reúna a turma e peça que cada grupo compartilhe o que aprendeu em sua estação. Em seguida, faça uma reflexão sobre a importância da dramaturgia circense e como ela pode ser aplicada em outras formas de arte.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e analisar diferentes estilos cênicos.
- Aprimorar a capacidade de apreciação da estética teatral.
- Estimular a criatividade dos alunos na criação de cenas de teatro circense.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Identificação correta dos diferentes estilos cênicos apresentados.
- Habilidade dos alunos em aplicar os conhecimentos adquiridos na criação de cenas de teatro circense.
Ações do professor
- Dividir a turma em grupos e explicar a metodologia.
- Apresentar exemplos práticos de acrobacias, malabarismo e equilíbrio.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Fazer uma reflexão sobre a importância da dramaturgia circense e como ela pode ser aplicada em outras formas de arte.
- Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedback construtivo.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Identificar corretamente os diferentes estilos cênicos apresentados.
- Aplicar os conhecimentos adquiridos na criação de cenas de teatro circense.
- Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas.
- Receber feedback construtivo do professor e aplicá-lo para melhorar seu desempenho.