Aula sobre Dramaturgia Circense

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A dramaturgia circense é uma forma de arte que combina habilidades circenses com elementos teatrais para contar uma história. É uma forma de teatro físico que usa técnicas de malabarismo, acrobacias e equilíbrio para criar personagens e situações. A dramaturgia circense pode ser encontrada em espetáculos de circo, teatro e até mesmo em filmes e programas de televisão. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre diferentes estilos cênicos e como eles são usados na dramaturgia circense, aprimorando sua capacidade de apreciação da estética teatral.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique o que é a dramaturgia circense. Em seguida, divida a turma em três grupos, que serão as estações.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Acrobacias

    Os alunos irão aprender sobre as acrobacias utilizadas na dramaturgia circense. Apresente exemplos de acrobacias e os alunos irão praticá-las em duplas ou trios. O objetivo é que os alunos aprendam a identificar as acrobacias em uma cena de teatro circense.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Malabarismo

    Os alunos irão aprender sobre o malabarismo utilizado na dramaturgia circense. Apresente exemplos de malabarismo e os alunos irão praticá-lo em duplas ou trios. O objetivo é que os alunos aprendam a identificar o malabarismo em uma cena de teatro circense.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Equilíbrio

    Os alunos irão aprender sobre o equilíbrio utilizado na dramaturgia circense. Apresente exemplos de equilíbrio e os alunos irão praticá-lo em duplas ou trios. O objetivo é que os alunos aprendam a identificar o equilíbrio em uma cena de teatro circense.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Reúna a turma e peça que cada grupo compartilhe o que aprendeu em sua estação. Em seguida, faça uma reflexão sobre a importância da dramaturgia circense e como ela pode ser aplicada em outras formas de arte.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e analisar diferentes estilos cênicos.
  • Aprimorar a capacidade de apreciação da estética teatral.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação de cenas de teatro circense.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Identificação correta dos diferentes estilos cênicos apresentados.
  • Habilidade dos alunos em aplicar os conhecimentos adquiridos na criação de cenas de teatro circense.

Ações do professor

  • Dividir a turma em grupos e explicar a metodologia.
  • Apresentar exemplos práticos de acrobacias, malabarismo e equilíbrio.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Fazer uma reflexão sobre a importância da dramaturgia circense e como ela pode ser aplicada em outras formas de arte.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedback construtivo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Identificar corretamente os diferentes estilos cênicos apresentados.
  • Aplicar os conhecimentos adquiridos na criação de cenas de teatro circense.
  • Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas.
  • Receber feedback construtivo do professor e aplicá-lo para melhorar seu desempenho.