Aula sobre Dramaturgia Circense

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta aula, os alunos irão explorar a dramaturgia circense, um estilo cênico que combina elementos do teatro e do circo. Eles irão aprender a identificar e analisar diferentes estilos cênicos, contextualizando-os no tempo e no espaço de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética teatral. Para isso, será utilizada a metodologia ativa _Sala de_ _a__ula_ _i__nvertida_, na qual os alunos criarão um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema da aula e explique a metodologia _Sala de_ _a__ula_ _i__nvertida_. Oriente os alunos para a tarefa de criar um mapa conceitual sobre a dramaturgia circense, com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos devem pesquisar sobre a dramaturgia circense e suas características. Forneça materiais de apoio, como livros, vídeos ou artigos.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos devem discutir em grupo as informações que encontraram e compartilhar com a turma suas descobertas. Incentive a participação de todos.

  4. Etapa 4 - Criação do mapa conceitual

    Oriente os alunos devem na criação do mapa conceitual sobre a dramaturgia circense. Circule pela sala e auxilie os alunos que tiverem dúvidas.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos mapas conceituais

    Os alunos devem apresentar seus mapas conceituais para a turma. Incentive a participação de todos e faça perguntas para estimular a reflexão dos alunos.

  6. Etapa 6 - Análise crítica

    Os alunos devem analisar criticamente os mapas conceituais apresentados e discutir em grupo as diferenças e semelhanças entre eles. Incentive a participação de todos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula e reforce os pontos principais abordados. Incentive os alunos a continuar pesquisando sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e analisar diferentes estilos cênicos, contextualizando-os no tempo e no espaço de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética teatral.
  • Estimular a pesquisa e a reflexão crítica dos alunos sobre o tema.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e apresentar suas ideias para a turma.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em criar um mapa conceitual completo e bem estruturado sobre a dramaturgia circense.
  • Participação dos alunos nas discussões em grupo e na apresentação de seus mapas conceituais.
  • Capacidade dos alunos em analisar criticamente os mapas conceituais apresentados.

Ações do professor

  • Introduzir o tema da aula e explicar a metodologia Sala de Aula Invertida.
  • Fornecer materiais de apoio para a pesquisa dos alunos.
  • Circular pela sala e auxiliar os alunos que tiverem dúvidas.
  • Incentivar a participação dos alunos nas discussões em grupo e na apresentação de seus mapas conceituais.
  • Fazer uma conclusão sobre a aula e reforçar os pontos principais abordados.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a dramaturgia circense e suas características.
  • Discutir em grupo as informações que encontraram e compartilhar com a turma suas descobertas.
  • Criar um mapa conceitual sobre a dramaturgia circense, seguindo as orientações do professor.
  • Apresentar seus mapas conceituais para a turma.
  • Analisar criticamente os mapas conceituais apresentados e discutir em grupo as diferenças e semelhanças entre eles.