Aula sobre Dramaturgia Teatral

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A dramaturgia teatral é uma das formas mais antigas de arte e expressão humana. Ela é responsável por contar histórias, transmitir mensagens e emocionar o público. Nesta aula, os alunos serão apresentados à dramaturgia teatral, seus diferentes estilos cênicos e como eles foram contextualizados no tempo e no espaço. A metodologia ativa Design Thinking será utilizada para que os alunos possam criar um mapa de empatia e, assim, desenvolver a habilidade de apreciação estética teatral.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o que é dramaturgia teatral e como ela é importante para a arte e a cultura. Utilize exemplos de peças teatrais famosas para ilustrar sua explicação.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Peça que os alunos criem um mapa de empatia para um personagem de uma peça teatral. O mapa deve conter os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Com base no mapa de empatia criado, os alunos devem discutir em grupo as diferentes perspectivas dos personagens e do público em relação à peça teatral escolhida. Incentive a participação de todos os alunos na discussão.

  4. Etapa 4 - Identificação dos estilos cênicos

    Os alunos devem identificar os diferentes estilos cênicos presentes na peça teatral escolhida. Forneça exemplos de diferentes estilos cênicos, como o realismo, o expressionismo e o teatro do absurdo.

  5. Etapa 5 - Contextualização no tempo e no espaço

    Peça que os alunos contextualize os diferentes estilos cênicos no tempo e no espaço em que foram criados. Forneça informações históricas e culturais sobre cada estilo cênico para ajudar os alunos a entender melhor o contexto em que foram criados.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Os alunos devem apresentar suas reflexões sobre a peça teatral escolhida, os diferentes estilos cênicos e sua contextualização no tempo e no espaço. Incentive a participação de todos os alunos na apresentação.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula enfatizando a importância da dramaturgia teatral e dos diferentes estilos cênicos para a arte e a cultura. Incentive os alunos a assistir a peças teatrais, refletindo sobre os diferentes estilos cênicos presentes nelas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar e analisar diferentes estilos cênicos.
  • Contextualizar os diferentes estilos cênicos no tempo e no espaço.
  • Desenvolver a habilidade de apreciação estética teatral.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Capacidade de identificar e analisar diferentes estilos cênicos.
  • Capacidade de contextualizar os diferentes estilos cênicos no tempo e no espaço.
  • Capacidade de criar um mapa de empatia para um personagem de uma peça teatral.
  • Capacidade de apresentar suas reflexões sobre a peça teatral escolhida, os diferentes estilos cênicos e sua contextualização no tempo e no espaço.

Ações do professor

  • Explicar o que é dramaturgia teatral e como ela é importante para a arte e a cultura.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Mediar as discussões e apresentações dos alunos.
  • Fornecer informações históricas e culturais sobre os diferentes estilos cênicos.
  • Concluir a aula enfatizando a importância da dramaturgia teatral e dos diferentes estilos cênicos para a arte e a cultura.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia para um personagem de uma peça teatral.
  • Discutir em grupo as diferentes perspectivas dos personagens e do público em relação à peça teatral escolhida.
  • Identificar os diferentes estilos cênicos presentes na peça teatral escolhida.
  • Contextualizar os diferentes estilos cênicos no tempo e no espaço em que foram criados.
  • Apresentar suas reflexões sobre a peça teatral escolhida, os diferentes estilos cênicos e sua contextualização no tempo e no espaço.