Aula sobre Dramaturgia Teatral
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
A dramaturgia teatral é uma das formas mais antigas de arte e expressão humana, que consiste em contar histórias por meio de diálogos e ações de personagens em um palco. É uma arte que envolve muita criatividade, habilidade e técnica. Nesta aula, os alunos serão introduzidos à dramaturgia teatral e aprenderão a identificar e analisar diferentes estilos cênicos, contextualizando-os no tempo e no espaço. A metodologia utilizada será o _Ensino_ _h__íbrido_, em que os alunos criarão um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula explicando o que é dramaturgia teatral, sua importância e como ela é aplicada no cotidiano dos estudantes. Em seguida, peça que os alunos façam um check-in, registrando suas expectativas em relação à aula.Etapa 2 - Identificação de diferentes estilos cênicos
Apresente diferentes estilos cênicos, como o teatro grego, o teatro romano, o teatro medieval e o teatro renascentista. Os alunos farão anotações em seus templates de registro de aprendizagem e discutirão em grupo as características de cada estilo.Etapa 3 - Análise de peças teatrais
Selecione uma peça para os alunos assistirem e os oriente a fazer anotações em seus templates de registro de aprendizagem sobre o estilo cênico utilizado, a ambientação, os figurinos e a linguagem utilizada pelos personagens.Etapa 4 - Criação de uma cena teatral
Os alunos, em grupos, criarão uma cena teatral utilizando um dos estilos cênicos apresentados na etapa 2. Eles deverão pensar na ambientação, figurinos e linguagem dos personagens. Faça uma roda de conversa para discutir as cenas criadas pelos grupos e dê feedbacks.Etapa 5 - Check-out
Os alunos farão um check-out, registrando o que aprenderam na aula e como poderão aplicar esse conhecimento em outras situações.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e analisar diferentes estilos cênicos.
- Contextualizar os diferentes estilos cênicos no tempo e no espaço.
- Estimular a criatividade e a habilidade dos alunos em criar uma cena teatral.
Critérios de avaliação
- Identificação correta dos diferentes estilos cênicos apresentados.
- Análise detalhada da peça teatral assistida.
- Criatividade na criação da cena teatral.
- Participação ativa nas discussões em grupo.
- Utilização adequada do template de registro de aprendizagem.
Ações do professor
- Apresentar os diferentes estilos cênicos de forma clara e didática.
- Selecionar uma peça teatral adequada para a análise dos alunos.
- Estimular a criatividade dos alunos na criação da cena teatral.
- Dar feedbacks construtivos aos grupos.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
Ações do aluno
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Fazer anotações adequadas em seus templates de registro de aprendizagem.
- Utilizar a criatividade na criação da cena teatral.
- Respeitar as opiniões dos colegas.
- Aplicar o conhecimento adquirido em outras situações.