Aula sobre Dramaturgia Teatral

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A dramaturgia teatral é uma das formas mais antigas de arte e expressão humana, que consiste em contar histórias por meio de diálogos e ações de personagens em um palco. É uma arte que envolve muita criatividade, habilidade e técnica. Nesta aula, os alunos serão introduzidos à dramaturgia teatral e aprenderão a identificar e analisar diferentes estilos cênicos, contextualizando-os no tempo e no espaço. A metodologia utilizada será o _Ensino_ _h__íbrido_, em que os alunos criarão um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o que é dramaturgia teatral, sua importância e como ela é aplicada no cotidiano dos estudantes. Em seguida, peça que os alunos façam um check-in, registrando suas expectativas em relação à aula.

  2. Etapa 2 - Identificação de diferentes estilos cênicos

    Apresente diferentes estilos cênicos, como o teatro grego, o teatro romano, o teatro medieval e o teatro renascentista. Os alunos farão anotações em seus templates de registro de aprendizagem e discutirão em grupo as características de cada estilo.

  3. Etapa 3 - Análise de peças teatrais

    Selecione uma peça para os alunos assistirem e os oriente a fazer anotações em seus templates de registro de aprendizagem sobre o estilo cênico utilizado, a ambientação, os figurinos e a linguagem utilizada pelos personagens.

  4. Etapa 4 - Criação de uma cena teatral

    Os alunos, em grupos, criarão uma cena teatral utilizando um dos estilos cênicos apresentados na etapa 2. Eles deverão pensar na ambientação, figurinos e linguagem dos personagens. Faça uma roda de conversa para discutir as cenas criadas pelos grupos e dê feedbacks.

  5. Etapa 5 - Check-out

    Os alunos farão um check-out, registrando o que aprenderam na aula e como poderão aplicar esse conhecimento em outras situações.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e analisar diferentes estilos cênicos.
  • Contextualizar os diferentes estilos cênicos no tempo e no espaço.
  • Estimular a criatividade e a habilidade dos alunos em criar uma cena teatral.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos diferentes estilos cênicos apresentados.
  • Análise detalhada da peça teatral assistida.
  • Criatividade na criação da cena teatral.
  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Utilização adequada do template de registro de aprendizagem.

Ações do professor

  • Apresentar os diferentes estilos cênicos de forma clara e didática.
  • Selecionar uma peça teatral adequada para a análise dos alunos.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação da cena teatral.
  • Dar feedbacks construtivos aos grupos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Fazer anotações adequadas em seus templates de registro de aprendizagem.
  • Utilizar a criatividade na criação da cena teatral.
  • Respeitar as opiniões dos colegas.
  • Aplicar o conhecimento adquirido em outras situações.